Ceasa recebe visita de dirigente português

redImagens2508 032.jpgA Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) recebeu nesta quarta-feira, 25 de agosto, a visita do vice-presidente da Câmara Municipal da cidade portuguesa de Cascais, Carlos Carreiras. Ele está no Brasil a convite do projeto Sustentar 2010, que acontece até dia 29 de agosto, no Parque Portugal, em Campinas. Nesta quinta-feira, Carreiras ministra a palestra inaugural do evento, às 11 horas, logo após a abertura que será feita pelo prefeito Hélio de Oliveira Santos.

 

O vice-prefeito de Campinas e presidente da Ceasa, Demétrio Vilagra, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Polo de Alta Tecnologia de Campinas (Ciatec), Luiz Carlos Gaspar, acompanharam a visita. Carreiras foi recebido por gerentes e assessores da Central que explicaram o seu funcionamento e os projetos sociais, ambientais e de segurança alimentar que desenvolve em conjunto com a administração municipal. redImagens2508 021.jpg

 

Carreiras explicou que veio para trocar experiências. "Ao cruzarmos nossas capacidades nos tornamos mais ricos", disse se referindo à visita dele e ao evento de negócios que a cidade de Campinas realizou em Portugal no mês de julho.  "Campinas - Expansão Internacional - Centro de Tecnologia" foi o nome do evento que serviu para apresentar o potencial econômico da cidade e abrir oportunidades no mercado europeu. Ao ouvir os relatos sobre os programas de distribuição de alimentos - o Banco de Alimentos e o Instituo de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA) - avaliou que a confiança é o fator fundamental para os bons resultados destas ações. Contou da situação econômica difícil que Portugal enfrenta por causa da crise mundial de 2008, mas se disse esperançoso. "Acredito que vamos sair de uma sociedade consumista para uma mais distributiva", previu.

 

Além de falar sobre o papel de abastecimento da quarta maior Ceasa do país e de seus programas, o vice-prefeito explicou a boa fase da economia brasileira e da importância de Campinas neste cenário. "Somos a 10ª economia do país, com PIB igual ao do Chile e com projetos e potencial para crescer, estreitar relações e ampliar negócios", disse. Vilagra lembrou do início das operações da companhia TAP (Transportes Aéreas Portugueses) partindo de Viracopos, fruto desta busca por parcerias e da importância cada vez maior da cidade. O vôo inaugural de Campinas a Lisboa aconteceu no começo de agosto.

 

O vice-presidente da Câmara de Cascais também visitou a Mata Santa Genebra, a Ciatec, a Estação de Tratamento de Esgoto Anhumas e o recém-inaugurado Museu Vila Antiga. Também encontrou empresários conterrâneos na Casa de Portugal e para a noite agendou conhecer o Shopping Parque Dom Pedro, o maior da América Latina e que conta com investidores portugueses.