Ceasa recebe visita de estudantes de curso técnico em gastronomia

A Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) recebeu na tarde desta quinta-feira, dia 11 de setembro, um grupo de aproximadamente 20 alunos do curso técnico em gastronomia da Escola Ceketec.
Eles participam de uma apresentação sobre os mercados da Ceasa e os programas sociais e ambientais da empresa no auditório e depois excursionam pelo entreposto com os técnicos de mercado Heitor Correa e Andressa Adriane Pretti.
A iniciativa da Escola, explica a coordenadora do curso de gastronomia, Mayara Sales, é enriquecer o repertório de gêneros alimentícios disponíveis para serem utilizados. ”Na visita à Ceasa eles podem ter contato com alimentos saudáveis, da distribuição e dos cuidados com a higiene e transporte destes produtos”, conta ela.
O roteiro da visita compreendeu a parte climatizada do Galpão permanente 1 (GP1), o recém-inaugurado beneficiamento de batata e cebola da grupo Campo Vitória, o Mercado Central, o Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA) e o Banco Municipal de Alimentos da Prefeitura de Campinas, que funciona na Central.
Sobre a Ceasa Campinas
A Ceasa Campinas abriga dois mercados: hortifrutigranjeiros e flores e plantas ornamentais e um varejão. Os mercados somam cerca de 1.300 lojas para comercialização (boxes e pedras) onde aproximadamente 920 permissionários (comerciantes) movimentam uma média de 66 mil toneladas de produtos por mês, o equivalente a cerca de R$ 105 milhões mensais.
Dentro da Central funcionam três ações de segurança alimentar que distribuem de graça em torno de 6 milhões de quilos de alimentos por ano e beneficiam mais de 70 mil pessoas. Elas garantem o direito ao acesso à alimentação e ainda combatem o desperdício de alimentos. São elas: Banco de Alimentos, ISA (Instituto de Solidariedade) e Alimentação Escolar.
A Ceasa é responsável pela operacionalização do Programa Municipal de Alimentação Escolar da cidade e trabalha junto com a Secretaria Municipal de Educação. O modelo é uma referência nacional em termos de qualidade – já ganhou o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar - por apresentar uma alternativa ao padrão terceirizado, colocando a operacionalização numa Central de Abastecimento público, com foco na segurança alimentar.