Ceasa recebe visita de grupo da França

Um grupo de 16 turistas da França participou de uma visita monitorada nesta quinta-feira, dia 4 de outubro, pela Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa). Eles fazem parte da organização não governamental Friendiship Force, sediada em Atlanta, nos Estados Unidos, que promove atividades de intercâmbio cultural pelo mundo.
“Esta é a quarta vez que trazemos estes grupos aqui. E escolhemos a Ceasa porque mostra muito das características brasileiras na alimentação, nas flores. Além da expressiva movimentação econômica da Ceasa, dá para eles terem uma noção da grande variedade de produtos que temos o privilégio de ter no Brasil”, contou Dorival Alves Cecchetti, um dos membros da ONG que está recepcionando os turistas.
O grupo foi recebido pelo coordenador de Mercado, Márcio de Lima, e pelo técnico, Heitor Côrrea. No auditório da empresa foi realizada uma apresentação completa sobre o que é e como funciona uma central de abastecimento. Eles também conheceram os programas sociais e de segurança alimentar que são desenvolvidos pela Prefeitura e alicerçados na Ceasa.  O permissionário Benassi ofereceu uma degustação de frutas aos visitantes. Eles provaram e se deliciaram com uva, manga, goiaba, melão, abacaxi e atemóia.
Depois, os franceses andaram quase duas horas pelo Mercado de Hortifrutis e pelo Mercado de Flores e Plantas e se divertiram muito com o ambiente da Central. Provaram produtos, tiraram fotos com comerciantes e trabalhadores da Ceasa e também de frutas, hortaliças e plantas e ainda aproveitaram para comprar alguns produtos.
Amizade por meio da cultura
O grupo, segundoCecchetti, chegou a Campinas no dia 28 de setembro e está visitando diversos pontos de comércio, turismo e de lazer da região. Eles já visitaram Paulínia e Vinhedo. Em Campinas, estiveram na Lagoa do Taquaral, no Centro da cidade e na Escola de Cadetes do Exército. Também foram recebidos na Prefeitura pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais.
O Friendiship existe em 70 países e tem 26 clubes no Brasil, um deles funciona em Campinas. Os membros da organização, a maioria pessoas já aposentadas, viajam pelo mundo ficando hospedadas em residências de outros integrantes da ONG. O objetivo é desenvolver a amizade por meio da cultura, conhecendo como vivem, o que comem, enfim, a tradição de povos de outros países.
Cecchetti está hospedando alguns delesem sua casa em Valinhos e conta que é uma experiência muito rica. Por meio da Friendship ele já já viajou para o Peru, Colômbia, Inglaterra, Costa Rica e México. E que já hospedou pessoas do Japão, Estados Unidos, Romênia, entre outras.