Ceasa recebe visita de grupo da Nova Zelândia

Um grupo de 20 turistas da Nova Zelândia participou de uma visita monitorada nesta quinta-feira, 14 de junho, pela  Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa).  Eles participam de atividades de intercâmbio cultural da organização não governamental Friendiship Force, sediada em Atlanta, nos Estados Unidos.
 
Segundo um dos organizadores da visita ao Brasil, Lúcio Menezes Guidolin, o grupo fica uma semana no país e além de Campinas, vai conhecer a cidade de São Paulo, Fortaleza (CE) e Foz do Iguaçu (PR). Em Campinas e na região farão passeios em diversos pontos de comércio, turismo e lazer.
 
“Neste tipo de intercâmbio da Friendiship as pessoas ficam hospedadas em residências e o objetivo é conhecer como vivem, o que comem, enfim, a cultura de verdade de outros países. Escolhemos vir à Ceasa justamente para mostrar nossos hábitos alimentares. Eles não conhecem muitos de nossos produtos, queremos mostrar o que a gente produz”, explicou.
 
O grupo excursionou pelo Mercado de Hortifrutis - acompanhado pelo técnico, Davi Mattos - e pelo Mercado de Flores e Plantas, com o coordenador do espaço, Fábio Frainer. A cada pedra e box os turistas observavam os produtos, pegavam nas mãos, tiravam fotos e perguntavam o nome e como eram consumidos.
 
Eles se surpreendiam com as variedades que nunca viram como jiló, abóbora, quiabo, chuchu, caqui, beterraba, cará, rabanete, ervilha fresca, algumas variedades de pimenta, entre outros. Também se impressionaram com as frutas exóticas e de aparência diferente como o jamelão – que se parece com uma peça de mortadela,  a physalis que é semelhante a folha seca de uma primavera, a graviola com sua casca cheia de saliências semelhantes a espinhos, o cupuaçu com a casca numa textura aveludada e na cor marrom escuro, etc.
 
Dorival Alves Cecchetti, um dos membros da ONG que acompanhou o grupo e está hospedando uma turista em sua casa em Valinhos, relatou a satisfação do passeio e das atividades que realizam. “É uma experiência muito rica este tipo de visita como aqui na Ceasa. E o intercâmbio nos permite conhecer culturas de diversos países e fazemos amigos que são para a vida toda”, contou. Ele disse que por meio da Friendship já viajou para o Peru, Colômbia, Inglaterra, Costa Rica e México. E que já hospedou pessoas do Japão, Estados Unidos, Romênia, entre outras.