Ceasa recebe visita de grupos de estudantes

A Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) recebeu, nos últimos quinze dias, a visita de três grupos de estudantes. Na quarta-feira, dia 23 de abril, 125 alunos da EMEI Professor Jorge Leme estiveram na Central.  Já nos dias 24 e 29, estudantes acadêmicos da Instituição Federal Sul de Minas e da Metrocamp, respectivamente, foram recepcionados.
Os visitantes acadêmicos participaram de uma apresentação sobre os mercados, os programas sociais e ambientais da empresa no auditório da Administração. Após a palestra, excursionaram pela Central, acompanhados pelo assessor Francisco Homero Marcondes.
Incentivo de FLV na infância
Os 125 alunos da EMEI Professor Jorge Leme, com idades entre os 3 e 5 anos, conheceram o Mercado de Hortifrutigranjeiros degustaram frutas e suco natural.
Segundo Edirlane Matiotto, vice-diretora da escola, a ideia é incentivar o consumo de frutas, legumes e verduras desde cedo; além de despertar o interesse pela alimentação saudável. "As visitas proporcionam o contato dos alunos com a variedade de alimentos e valoriza a educação alimentar. Temos um projeto pedagógico, em conjunto com a prefeitura, que estimula o consumo de F.L.V. (frutas, legumes e verduras)", explica.
Logística, projetos sociais e ambientais
Os outros dois grupo que visitaram a Ceasa nos dias 24 e 29 de abril conheceram os mercados, os projetos sociais e ambientais da Central.
A professora Bianca Sarzi, acompanhante do grupo de ciências biológicas e técnico em alimentos do Instituto Federal Sul de Minas - Muzambinho, salientou que na Central pode ser encontrado uma gama de produtos, inclusive, alguns desconhecidos pelos alunos. Além disso, a turma pôde aprender sobre o funcionamento logístico na empresa. “Sabemos que encontramos aqui produtos de qualidade do nosso dia a dia e também produtos exóticos. Observamos o funcionamento da Central. É importante para os alunos esse conhecimento”, comenta. Ao todo, 33 alunos mineiros participaram da visita.
Raquel Gonçalves, coordenadora do curso de Nutrição da Metrocamp, acompanhou as alunas na visita do dia 29. “Nosso objetivo foi conhecer a variedade de alimentos, a forma de adquiri-los e os projetos sociais da empresa na área de alimentação e merenda escolar. São ações diretamente ligadas à área de saúde e alimentação,” conclui.
O assesor da empresa, Francisco Homero Marcondes é o responsável pelo programa no Mercado de Hortifrutis e acompanha os grupos. Ele explica que há uma apresentação da empresa no auditório, depois são visitados os setores de interesse dos visitantes como a estrutura dos mercados, as câmaras frias, a logística de transporte e embalagem, além dos programas sociais que funcionam na Ceasa como o Banco de Alimentos, a Alimentação Escolar, a ONG Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação, o espaço de inclusão digital e o trabalho de gestão de resíduos, a Cooperativa de Trabalhadores que faz a coleta seletiva no entreposto.