Ceasa recebe visitante francês

A Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), recebeu na manhã desta quarta-feira, 13 de agosto, um visitante francês que esteve no interior do Estado para conhecer o funcionamento do entreposto campineiro e trocar experiências.
Mayeul Nicolas faz parte do mercado atacadista da França e permanecerá no país por mais uma semana. A visita foi uma sugestão da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp).
O roteiro na Ceasa englobou os mercados de Hortifrutigranjeiros e de Flores. A unidade de classificação e embalagem de batatas do grupo Campo Vitória, recém-inaugurada, também fez parte do trajeto.
“Estas visitas são vitais pois proporcionam intercambio de experiências, trocas de ideias e tecnologia”, disse o assessor  responsável pela recepção, Francisco Homero Marcondes.
Para o diretor-presidente da Ceasa, Mário Dino Gadioli, vivenciar outras experiências é muito importante por permitir novos olhares. “Essas conexões e as trocas de experiências fazem parte das ações da Ceasa Transformadora. O Brasil começa a se mostrar para o mundo”, destaca.
Sobre a Ceasa Campinas
A Ceasa Campinas abriga dois mercados: hortifrutigranjeiros e flores e plantas ornamentais e um varejão. Os mercados somam cerca de 1.300 lojas para comercialização (boxes e pedras) onde aproximadamente 920 permissionários (comerciantes) movimentam uma média de 66 mil toneladas de produtos por mês, o equivalente a cerca de R$ 105 milhões mensais.
A Ceasa Campinas vai muito além de uma estrutura de comércio. Como um equipamento público, a empresa está atenta às demandas sociais, por isso atua como um suporte municipal às políticas sociais e de segurança alimentar da cidade - uma combinação do trabalho emergencial de distribuição de alimentos com ações de geração de trabalho e de transferência de renda.
Dentro da Central funcionam três ações de segurança alimentar que distribuem de graça em torno de 6 milhões de quilos de alimentos por ano e beneficiam mais de 70 mil pessoas. Elas garantem o direito ao acesso à alimentação e ainda combatem o desperdício de alimentos. São elas: Banco de Alimentos, ISA (Instituto de Solidariedade) e Alimentação Escolar.
A Ceasa Campinas é responsável pela operacionalização do Programa Municipal de Alimentação Escolar da cidade e trabalha junto com a Secretaria Municipal de Educação. O modelo é uma referência nacional em termos de qualidade – já ganhou o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar - por apresentar uma alternativa ao padrão terceirizado, colocando a operacionalização numa Central de Abastecimento público, com foco na segurança alimentar.