Ceasa recebe visitantes de outros estados

A Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) recebeu nesta quinta-feira, dia 16 de junho, visitantes dos estados do Paraná e Rio Grande do Sul. Ao todo, mais de uma centena de pessoas excursionaram pelo recinto para conhece-lo, entre eles acadêmicos de agronomia da Puc-Paraná (PR), estudantes do curso técnico de paisagismo do Colégio Politécnico Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e produtores ligados a EMATER do Rio Grande do Sul.

Eles aproveitaram a participação na 22ª Hortitec - exposição técnica de horticultura, que acontece em Holambra - para conhecer o maior mercado permanente de flores e plantas ornamentais da América Latina. Segundo a professora do curso de agronomia da PUC-Paraná, Roseli Salles, ampliar o intercâmbio de conhecimento é muito importante. “A Ceasa de Campinas acaba sendo uma referência tanto no Mercado de Flores quanto de hortifrutigranjeiros, em termos de quantidade comercializada e demanda. É um mercado muito maior e consegue ter uma visão associada ao agronegócio no dia-a-dia deles”, explicou.

O coordenador do Mercado de Flores, Fábio Frainer, recepcionou os grupos e realizou palestras explanando sobre o funcionamento do mercado. "A Central campineira é uma referência muito grande tanto para estudantes quanto para produtores e comerciantes de outros estados. Somos o maior mercado permanente de Flores da América Latina.  Movimentamos de 4 a 5 mil toneladas de flores por mês. Receber estas visitas é muito importante e gratificante", avaliou.

Mercado de Hortifrutigranjeiros

Outros grupos vieram conhecer o Mercado de Hortigranjeiros da Ceasa-Campinas. Ao todo, 114 pessoas conheceram o Mercado entre os dias 17 e 18 de junho.

Na tarde de quarta-feira, 30 integrantes do Projeto Gente Nova excursionaram pela Central. “Recebemos doações do Instituto Solidariedade Para Programas Alimentação- ISA. Queríamos saber de onde vem os alimentos. Muitos estão aqui pela primeira vez”, ressaltou a assistente social da entidade, Tatiane Cusinato Dias.

Outra comitiva de visitantes recepcionada no entreposto, composta por 44 produtores e autoridades ligadas à agricultura do estado do Rio Grande do Sul, dos seguintes municípios: Caxias do Sul, Farroupilha, Flores de Cunha, Nova Pádua e São Marcos, excursionaram pelo Mercado de Hortifrutigranjeiros.

Para finalizar a manhã de quinta-feira, 40 crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) PRESIDENTECAMPOS SALLES, também conheceram os boxes e degustaram frutas in natura do permissionário Benassi para incentivar, desde cedo, uma alimentação saudável. Francisco Homero Marcondes é o responsável pelo programa ‘Visitas Monitoras’ Mercado de Hortifrutigranjeiros (Contato para agendamento: Francisco.marcondes@ceasacampinas.com.br) e contou com o apoio do Técnico de Mercado, Antonio Américo de Oliveira Andrade nas visitas desta quinta-feira.