A CEASA recebeu visita dos alunos da Faculdade Cantareira de Engenharia Agronômica

A Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) recebeu nesta segunda-feira, dia 20 de outubro, a visita de um grupo de estudantes da Faculdade Cantareira de Engenharia Agronômica.

O objetivo da visita é enriquecer os assuntos tratados em aula, bem como a preparação de um trabalho sobre reaproveitamento de produtos não comercializados e perdas pós-colheita na cadeia produtiva do tomate.

As perdas pós-colheita podem ser definidas como aquelas que ocorrem após a colheita em virtude da falta de comercialização ou do consumo do produto em tempo hábil; ou seja, resultante de danos à cultura, ocorridos após a sua colheita, acumulada desde o local da produção, somando-se aos danos ocorridos durante o transporte, armazenamento, processamento e /ou comercizalização do produto vendável. As tecnologias aplicadas em pós-colheita de frutas e hortaliças buscam manter a qualidade através da aparência, textura, sabor, valor nutritivo, segurança alimentar e também reduzir perdas qualitativas e quantitavitas entre a colheita e consumo.

Os alunos excursionaram pelo Mercado de Hortifrútis da Central para conhecer a variedade, a logística de carga e descarga, entre outros temas. Também fizeram parte do roteiro da visita o Banco Municipal de Alimentos e a ONG Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA) - duas atividades que funcionam dentro da Ceasa coletando e doando alimentos para a população em situação de risco social.

As visitas foram acompanhadas pelo funcionário da Ceasa, Francisco Homero Marcondes.