Ceasa sediará evento sobre a modernização da classificação da batata

A Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) sediará nos dias 27 e 28 de maio um evento que vai debater a modernização da classificação da batata e vai reunir toda cadeira produtiva da raiz: produtores, lavadeiras, empresas de embalagens, comerciantes e setores governamentais. A atividade acontece no auditório da Ceasa, localizado na rodovia Dom Pedro I, km 140,5, em Campinas/SP.

A abertura e a composição da mesa será no dia 27 de maio, às 13h, e contará com a presença de Laurismaradno Moraes da Fonseca, gerente do Mercado de Hortifrutigranjeiros da Central; Emilio Kenji Ojamura, da Associação Brasileira da Batata (ABBA) e Fernando Penariol, do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Às 13h30, Natalino Shimoyama, da ABBA, falará sobre a situação atual da batata. Às 15h, Ivonete Teixeira Raseira, da ITR Consultoria e Treinamento Ltda, irá discutir sobre Imposto da Propriedade Territorial Rural. Dando continuidade ao evento, às 16h, o gerente de mercado da Ceasa abordará um tema de grande importância para o setor: a redução para 25 quilos nos sacos de batata, medida implantada de maneira inédita pelo entreposto campineiro em agosto de 2008. Para finalizar o dia, às 17h, Penariol vai fornecer informações do MAPA sobre o tema.

Na quinta-feira, dia 28, o evento começa às 9h com o médico Heleno Rodrigues Corrêa Filho, do ambulatório da Ceasa-Campinas, que irá ministrar uma palestra sobre carga de trabalho e saúde do trabalhador. Às 10h, Ivonete apresentará propostas de mudanças do setor. Às 11h, serão realizadas discussões e definições, para então encerrar o evento.

Campinas foi pioneira

A Ceasa-Campinas foi a primeira do país a implantar uma medida que reduziu de 50 para 25 quilos o volume mínimo para a venda de batata na Central. Essa era uma reivindicação antiga dos varejistas e profissionais de carregamento e começou a vigorar em agosto do ano passado. A iniciativa foi bem recebida pela comunidade e clientes,  pois evita o desperdício, facilita o trabalho de carga e armazenamento e ainda reduz o esforço físico dos carregadores. É uma tendência que pode ser seguida por outros entrepostos de abastecimento.

 

Confira a programação

 

? 27/maio (quarta-feira)

 

13h: Abertura e composição da mesa

Laurismaradno Moraes da Fonseca - gerente do Mercado de Hortifrutigranjeiros da Ceasa-Campinas

Emilio Kenji Ojamura - Associação Brasileira da Batata (ABBA)

Fernando Penariol - Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)