Ceasa tem feira de saúde com serviços gratuitos à comunidade

Fazer exames de pulmão, próstata, sangue e diabetes. Medir pressão. Tomar vacinas. Cortar cabelo. Receber orientações sobre doenças e saúde. Degustar alimentos saudáveis. Estes e outros serviços estarão disponíveis gratuitamente na IV Feira da Saúde na Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), nesta segunda-feira, dia 12 de setembro, das 8 às 17 horas, no estacionamento próximo dos bancos. 

 

Organizada pelo ambulatório médico da Secretaria Municipal de Saúde, que funciona na Central, as atividades da Feira vão estar disponíveis tanto para quem freqüenta o entreposto - produtores, clientes, trabalhadores e caminhoneiros - quanto para os moradores dos bairros vizinhos e a comunidade em geral.

 

A Ceasa-Campinas é parceira do evento que conta também com o apoio da Secretaria de Cultura, de alunos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), do Laboratório Boehringer, da Escola Global, do Fabinhos cabeleireiro, da Rota das Bandeiras além da entidade que representa os comerciantes da Ceasa, a Associação dos Permissionários da Ceasa Campinas (Assoceasa), e dos atacadistas Frutas Benassi, Okuma, Frutícola Aurora, Deizinho, Flor do Pinho, Cemil, Goiás e De Marcchi.

 

A Central fica na Rodovia D. Pedro I, km 140,5, em Campinas/SP. 

 

Exame pulmonar e tabagismo

 

Uma novidade este ano é o exame de avaliação pulmonar. Devido a uma parceria com o Laboratório Boehringer, a Feira vai contar com aparelhos e profissionais para fazer exames, diagnosticar e encaminhar para tratamento pessoas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) como bronquite, enfisema e outras. A população vai ter acesso a dois exames indolores: o Monoximetria, que apura a quantidade de monóxido de carbono presente no pulmão, e o Peak Flow, capaz de medir a capacidade expiratória e o grau de obstrução das vias respiratórias.

 

A DPOC é uma doença incurável que atinge 16% da população brasileira com mais de 40 anos, responsável por cerca de 40 mil óbitos no país anualmente e que, segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), deve se tornar a terceira maior causa de morte no mundo até 2020. Segundo a coordenadora do ambulatório da Ceasa e organizadora da Feira, Maria Cristina Prini, "além das estatísticas, a Doença Pulmonar apresenta outro fator preocupante: ela é pouco conhecida por grande parte da população, inclusive pelos próprios portadores do mal. O tabaco é maior causador da doença por isso também vamos intensificar atividades para quem deseja para de fumar".

 

Segurança alimentar

 

A outra novidade é o aumento das ações na área alimentar. Além de saber de informações sobre alimentação saudável e degustar frutas e sucos, profissionais de nutrição vão ensinar como arrumar a geladeira, como higienizar os alimentos, como fazer uma refeição balanceada de acordo com a pirâmide alimentar e demonstrar os riscos do consumo excessivo de gordura, sal e açúcar. "Esta Feira já virou uma tradição na Ceasa, é a quarta edição, e beneficia muito a população local e vizinha. E o tema alimentar é de fundamental importância, pois é a base para qualquer ação preventiva em saúde", avalia o presidente da Ceasa-Campinas, Nivaldo Dóro.

 

Saúde do homem

 

A realização da Feira vai marcar também o Dia Municipal da Saúde do Homem, celebrado em 12 de setembro. Desde 2010 o Ministério da Saúde lançou uma política nacional para tratar do tema e na Ceasa os homens são a maioria do público do entreposto. Na Feira estarão disponíveis exames de PSA e próstata, além de atividades de combate à hipertensão, diabetes e outras que atingem em maior quantidade esta população.

 

Serviço

 

Atividades que vão estar disponíveis na IV Feira da Ceasa-Campinas, no dia 12 de setembro, das 8 às 17 horas, no estacionamento dos bancos da Central: