Ceasa testa trator para coleta seletiva de resíduos

A Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) está testando um trator industrial para recolher os resíduos secos da empresa. O objetivo é reduzir o esforço físico dos trabalhadores da Cooperativa Unidos na Vitória e aprimorar a coleta seletiva na Central.
No dia 28 de fevereiro, a Cooperativa recebeu um modelo de trator para o teste que ficou algumas horas na Ceasa. Ele tem capacidade para três toneladas de carga e armazena de dois a três bags, grandes coletores de material reciclável, utilizados pelos cooperados para colocar os materiais antes de iniciar a separação.
O trabalho está recebendo o acompanhamento e apoio dos professores da PUC-Campinas, Marcos Georges e Pedro de Miranda Costa. O professor Pedro atua no Plano de Negócios para Cooperativas, um projeto de extensão da universidade.
Também participam desta experiência, a ONG Centro de Referência em Cooperativismo e Associativismo (CRCA), as engenheiras que atuam na Ceasa na gestão de resíduos – Celina de Almeida e Adriana Campos, e representantes da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda.
A Cooperativa funciona em um galpão, dentro da Ceasa, e conta com cerca de 17 pessoas que diariamente andam por todo o entreposto para coletar os materiais recicláveis – vidro, papel, plástico e metal. A madeira também é recolhida por um caminhão e todo este material é comercializado pelos cooperados.
“Estamos estudando as melhores alternativas, o tamanho ideal da carroceria, buscando parceiros para financiar a iniciativa e, inclusive, um novo formato da coleta seletiva com ecopontos”, explicou José Ronaldo Fernandes, coordenador do CRCA.