Cerca de 20 entidades assistenciais recebem arrecadação

Foi a segunda maior arrecadação do produto já recebida pelo órgão. Serão contempladas cerca de 20 entidades assistenciais que atendem principalmente crianças e adolescentes.

O início da distribuição reuniu no Banco de Alimentos representantes da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) - onde funciona o órgão, da Bosch e das instituições beneficiadas.  O presidente da Ceasa-Campinas (Ceasa), José Marcos Velasco, credita à "garra e disposição dos funcionários da Bosch" o resultado positivo da Gincana. "A Bosch dá mais uma vez um exemplo. Queríamos ter muito mais parceiros como ela", finalizou.

A responsável pela área de responsabilidade social da Bosch, Tânia Momesso cumprimentou os líderes das nove equipes da Gincana, também presentes no ato de entrega, pelo resultado. "Vocês são os pontos de luz da empresa e estes doze mil litros de leite são resultado de um trabalho de equipe", disse. Foi lembrada a contribuição do Supermercado Carrefour, unidade da avenida John Boynd Dunlop, que fez uma parceria com a atividade e no sábado, dia 6 de setembro, garantiu a arrecadação de cerca de 9 mil toneladas de leite.  

O líder, Elídio Veríssimo, contou que esta foi a primeira coleta da Gincana voltada somente para a coleta de leite por sugestão dele pois "é um alimento completo e muito útil para as entidades". Vitor Vinícius Cranchi, líder de outro grupo, lembrou da importância do papel das entidades que estão na linha de frente do trabalho assistencial e que disponibilizaram pessoas para ajudar na Gincana.

Bem vindo

"Leite é uma necessidade contínua. Vai ajudar muito. Estamos sempre correndo atrás do produto pois utilizamos cerca de 8 litros de leite por dia", informou o funcionário do Lar da Criança Feliz, José Carlos da Silva, que atende 64 crianças e adolescentes órfãos e em situação de risco.  O presidente da Associação Beneficente da Boa Amizade, Frederico José Atílio, concorda. "A criança que toma leite não vai morrer de fome. Na entidade é fundamental pois damos o que eles não têm em casa", avaliou.

Gincana

A Gincana da Solidariedade consiste em realizar trabalhos voluntários em Organizações Não-Governamentais (ONGs) de melhoria e apoio como reformas, recreações e passeios, além das arrecadações de alimentos e roupas. As equipes concorrentes "adotam" entidades assistenciais pelo período de nove meses da competição, de março e até dezembro. Desde 2006, os alimentos e roupas coletados na atividade vêem para o Banco de Alimentos. Em junho deste ano foram arrecadadas, numa outra etapa da Gincana, e enviadas ao Banco, dez toneladas de alimentos e roupas. A competição faz parte do Programa Peça por Peça da Bosch que contempla 21 projetos sociais de estímulo ao trabalho voluntário entre os seis mil funcionários da empresa.

Serviço

O Banco Municipal de Alimentos de Campinas tem como principal objetivo arrecadar mantimentos e doar a entidades assistenciais. Atualmente atende 150 entidades, beneficiando cerca de 30 mil pessoas. Desde 2005 o órgão também é responsável pela distribuição de cestas básicas do Programa Prato Cheio Campinas, projeto da Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho, Assistência e Inclusão Social: são mais de seis mil por mês, em cerca de 60 bairros mais carentes da cidade. Para mais informações sobre o órgão ou coleta e doação de alimentos, ligar para o telefone (19) 3746-1063, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.