Chef Priscila Zappelin usa cozinha da Ceasa para transformar sopa de cebola em guarnição refinada e fácil de fazer

Para alguns, apenas um toque de sabor. Para outros, fonte de proteção contra infecções do aparelho digestivo, diminuição do nível de glicose no sangue e proteção contra a arteriosclerose. Não importa qual a tese defendida, o fato é que a cebola é a hortaliça condimentar mais difundida no mundo.
 
Parente próximo do alho, cebolinha e do alho porró, tem formatos diversos, podendo ser encontrada redonda, achatada ou em forma de pêra. Quanto à cor, os bulbos são amarelos, brancos ou roxos. Provavelmente, sua origem tenha sido na Ásia Central cultivado na Índia e China desde tempos remotos. Também foi muito apreciada na Grécia, Roma e Egito antigo.
 
Importância de observar os bulbos
Segundo a nutricionista Ana Paula Oswaldo, da Ceasa-Campinas, a escolha da cebola precisa ser feita com atenção e cuidado. "Prefira bulbos firmes, com casca seca. Entre bulbos de mesmo tamanho escolha os mais pesados. Evite bulbos brotados, com feridas, áreas amolecidas e mofo", ensina.
 
Ana dá dicas de como preservar melhor a hortaliça. "A cebola picada ou ralada deve ser mantida em geladeira, envolvida por filme plástico ou em vasilha de plástico tampada, por até um dia. Caso queira congelar, é viável picá-la ou corta-la em rodelas e leve ao congelador. Quando as porções estiverem congeladas, acondicione-as em recipiente de plástico rígido ou em saco de plástico do qual se retira a maior quantidade possível de ar", ensina. Nesta condição, a cebola pode ser conservada por até 6 meses.
 
Para a chef de cozinha Priscila Zappelin, a cebola é usada principalmente como condimento, para realçar o sabor dos alimentos. Inclusive, salienta que não só a cebola, mas os Hortifrútis da Ceasa Campinas sempre fizeram parte do seu dia-a-dia. "Todas as casas onde trabalho tem como fornecedor a Ceasa", comenta.
 
Guarnição refinada e fácil de fazer
Priscila aproveita para ensinar que a simples sopa de cebola pode transformar-se em guarnição refinada e fácil de ser feita. A receita foi feita na Cozinha Experimental da Ceasa-Campinas, durante a gravação do Programa Mais Cidadão da Rede Record, que irá ao ar no dia 3 de maio. Além disso, a receita poderá ser degustada no estande da Ceasa, nos dias em que a chef estará presente, durante a APAS - 2014
 
Sopa de Cebola Gratinada
 
Ingredientes:
Cebola Emencé 400 gs
Manteiga 2 colheres
Cravo-da-Índia 4 unidades
Farinha de trigo 50 g
Caldo de carne 1000 ml
Creme de leite fresco 100 ml
Fatias de pão italiano (com casca) 8 unidades
Queijo emmental ralado 200 g
Sal/pimenta do reino a gosto
 
Modo de preparo:
Refogar a cebola em uma panela com a manteiga, em fogo baixo. Polvilhar com a farinha e, mexendo sempre, cozinhar por três minutos. Juntar, aos poucos, o caldo de carne, mexendo sempre. Acertar o sal e junte a pimenta e os cravos. Ligar o forno a temperatura média.
 
Continuar a cozinhar, em fogo média, por 30 minutos, mexendo de vez em quando. Aumentar um pouco o fogo e deixar reduzir o líquido para a sopa ficar mais consistente.
 
Adicionar o creme de leite e misturar bem. Distribuir a sopa em quatro cumbucas refratárias, coloque em cada uma delas uma fatia de pão, polvilhar por cima o queijo relado e levar ao forno alto, pré-aquecido, até que a superfície esteja gratinada e o queijo derretido.