Combate ao desperdício é tema do 1º curso do ano da rede de segurança alimentar e nutricional

Evitar o desperdício com o aproveitamento integral de alimentos e o transporte adequado de produtos alimentícios. Este foi o tema do primeiro curso do ano das Ações Educativas em Rede, que une a Prefeitura de Campinas, o Sesi e o Sesc na promoção de cursos e outras atividades de educação nutricional para os profissionais e atendidos em organizações sociais de Campinas.
 
Com mais de 40 participantes de diversas entidades assistenciais da cidade, a atividade aconteceu na tarde do dia 14 de março, na sala de atividades do Sesc Campinas. O nutricionista do Banco Municipal de Alimentos da Prefeitura, Elmis Santos, iniciou o curso falando dos cuidados para transportar alimentos.
 
Ele explicou a importância desde a higiene das embalagens e do veículo até o manuseio dos produtos. “Pode-se evitar desperdício com cuidados simples como reservar uma área do veículo apenas para os alimentos, não transportar produtos em caçambas abertas, utilizar somente caixas plásticas limpas e manusear com cuidado os alimentos na hora de colocá-los e retirá-los das embalagens e dos locais de armazenamento”, ilustrou.
 
Na sequência a nutricionista e coordenadora do Programa Mesa Brasil do Sesc Campinas, Lílian Rocha, falou sobre como aproveitar integralmente os alimentos. Ela mostrou que, por questões culturais, geralmente jogamos fora talos e cascas, por exemplo, que são muitas vezes tão nutritivos quanto o que costumamos consumir. A coordenadora ensinou ainda uma receita de cocada de chuchu, uma forma diferente de utilizar o legume. Após ser higienizado, o chuchu é utilizado no preparo com casca e caroço.
 
O próximo curso das Ações Educativas em Rede será no dia 27 de março e vai abordar o armazenamento de alimentos sob temperatura controlada para aumentar a sua vida útil. Para inscrições e informações os interessados podem enviar e-mail para tania.moumeso@ceasacampinas.com.br ou para mesa@campinas.sescsp.org.br.