Combate ao mosquito é a melhor forma de evitar a dengue

 Não deixe acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins. Na hora de lavar o recipiente, passe um pano grosso ou bucha nas bordas. Substitua a água dos vasos de plantas por areia umedecida. Esvazie as garrafas sem uso. Elas devem ser guardadas de boca para baixo, de preferência em lugares cobertos.

 


Troque diariamente a água de bebedouros de animais. Lave bem o recipiente com uma escova ou bucha.

 

Pneus velhos são um dos lugares preferidos do mosquito da dengue. Por isso eles devem ser guardados em lugar coberto ou furados. Todo material descartável que acumula água, como copos de plástico, latas e tampinhas de garrafa, deve ser jogado no lixo.

 

Elimine a água acumulada em bambus, bananeiras, bromélias, etc. Evite plantas que acumulem água, como gravatás, babosa, espada-de-São-Jorge, entre outras.

 

Mantenha o lixo tampado e seco. Mantenha limpas as calhas, lajes e piscinas.     
Caixas d´ água e cisternas devem ficar bem fechados, sem frestas, para impedir a entrada do mosquito.

 SintomasOs sintomas da dengue são febre alta, dores musculares e nas juntas, dor atrás dos olhos, fortes dores de cabeça, manchas avermelhadas na pele, fraqueza e falta de apetite. Pessoas que apresentam esses sintomas podem estar com dengue.Dengue hemorrágica: a mais perigosa.A dengue hemorrágica é o tipo mais grave. Os sintomas iniciais são os mesmos da dengue comum. Só que, quando a febre acaba, começam a surgir sangramentos, a pressão cai, os lábios ficam roxos, a pessoa sente fortes dores no abdômen e uma hora fica sonolenta, outra hora agitada. A dengue hemorrágica é muito perigosa e pode levar a pessoa à morte. Por isso, todo cuidado é pouco.TratamentoA primeira coisa a ser feita é consultar um médico ou procurar um centro de saúde para obter orientação médica. Quanto antes for iniciado o tratamento, melhor.A pessoa com dengue deve ficar em repouso, beber muito líquido e só usar medicamento para aliviar as dores e a febre. Mas cuidado: não use remédios à base de ácido acetil salicílico (aspirina, melhoral e AAS). Evite a automedicação, consulte sempre um médico.Dengue: depende de cada um.Se cada um fizer a sua parte, a cidade vai acabar com a dengue. Converse com sua família, com seus vizinhos, mostre a importância de participar da campanha contra a dengue. Entre nessa luta. Colabore.Guerra aos mosquistos

Não se esqueça de:Aquários - Tampe com tela fina ou tenha peixes que comam larvas.Balanço feito de pneu - Faça um furo na base para evitar acúmulo de água.

Baldes
- Guarde com a abertura para baixo e em local coberto.Bromélias - Regue com mangueira de pressão duas vezes por semana.

Caixas de água
- Mantenha completamente tampadas, sem vãos.Calhas - Mantenha limpas para não entupir ou acumular água.Cemitérios - Evite levar vasos ou deixar flores na água nos túmulos.Cercas de bambu - Corte o bambu na altura do nó.Copos de água para santo - Tampe com pano ou pires. Lave bem.Entulho - Latas vazias, plásticos e lonas podem criar reservatórios de água parada. Elimine-os.Filtros de água ou moringas - Devem ficar tampados. Na falta de tampa, proteja com pano de prato.

Flores na água
- Lave os vasos com bucha troque a água a cada dois dias. Troque por flores plantadas na terra.Lajes - Desentupa os pontos de saída para a água não empoçar.Lonas de piscina - Ponha bóias sob a lona para evitar água de chuva empoçada.Muro com cacos de vidro - Coloque massa de cimento.Pingadeira ou goteira - Dê fim nos recipientes para coletar água. Se não puder, encha de areia até a borda.Piscinas - Não há risco se a água estiver tratada. Do contrário, são verdadeiros berçários de mosquitos de todos os tipos.Pneus - Guarde em local coberto e seco. Se estiverem molhados, enxugue a água e jogue um pouco de sabão em pó dentro.Pratinhos de vasos - Elimine ou encha de areia até a borda. O certo é não sobrar espaço entre o vaso e o prato para evitar os depósitos de água.Ralos - Coloque água sanitária ou desinfetantes se houver água parada.Troncos ocos de árvores - Preencha os buracos com areia, terra ou cimento.Vasos sanitários - Sem uso, mantenha sempre tampados.