Comunidade da Central recebe orientação de combate à dengue

Uma picada de mosquito pode matar. O alerta será reforçado nesta sexta-feira, dia 26 de fevereiro, durante uma mobilização junto à comunidade da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.  A ação acontece das 7h às 12 horas e será realizada pela equipe do ambulatório médico que funciona na Central, da rede municipal de saúde, e por agentes de saúde da região.

O grupo vai distribuir panfletos e abordar trabalhadores, clientes, produtores, atacadistas, caminhoneiros e carregadores para orientar e tirar dúvidas sobre sintomas, prevenção e tratamento da doença.  Uma tenda será montada no Mercado de Hortifrutis com painéis e fotos, dados sobre a doença nos últimos anos e enfoque sobre a situação atual em Campinas, na região e no Brasil.

Não acumular água

A coordenadora do ambulatório médico da Ceasa, Maria Cristina Prini, informa que a meta principal da ação é orientar a população e os frequentadores da Ceasa sobre como colaborar na eliminação de criadouros. "Vamos focar na importância de não deixar nada que acumule água seja no local de trabalho ou em casa, pois é a partir de uma pessoa contaminada que o mosquito se contamina e infecta outras pessoas", explica. Ela alerta também para o maior risco da dengue hemorrágica que é mais grave e letal e surge geralmente na reincidência da doença.

Melhor é prevenir

A Vigilância em Saúde recomenda algumas medidas simples para prevenir a infestação pelo mosquito. A população deve evitar acumular água em garrafas, latas, pneus, nas calhas que escoam as águas de chuvas e nas lajes das casas que não são cobertas com telhados. Estes são os locais ideais para o mosquito Aedes aegypti depositar seus ovos.

Retirar os pratos de vasos de plantas ou enchê-los até a boca com areia, desobstruir as calhas, manter fechados ralos da cozinha e dos banheiros quando não estiverem sendo usados, fechar sacos de lixo, manter lixeiras fechadas, evitar o acúmulo de lixo perto de casa, lavar o suporte de garrafões de água mineral sempre que eles forem trocados e manter fechada a tampa do vaso sanitário de banheiros pouco usados também são medidas que contribuem para manter a dengue distante.

Para tirar dúvidas consulte os profissionais do Ambulatório Médico da Ceasa no ramal 1030 ou entre o link http://www.wdot.com.br/dengue/.