Concurso na Ceasa escolherá frase sobre prevenção de acidentes de trabalho

No dia 27 de julho é comemorado nacionalmente o dia da prevenção de acidentes. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – Cipa da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) promoverá concurso cultural de frases sobre prevenção de acidentes de trabalho. As frases poderão ser enviadas até o dia 08 de agosto. O resultado será divulgado em setembro, durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat), na Central. O vencedor terá sua frase veiculada nos meios de comunicação como tema do evento. 
Segundo os membros da comissão, todos os colaboradores da empresa podem participar. "O concurso é aberto a todos. Basta ter a ideia e inscrevê-la, enviando para o e-mail:  cipa@ceasacampinas.com.br. Não há regras específicas que restrinjam a criatividade, nem limite de frases inscritas. É importante que toda a comunidade Ceasa participe", explicam.
A melhor frase será escolhida por profissionais da Cipa e divulgada durante a Sipat, em setembro. “É muito importante a contribuição de todos", ressaltam os membros da comissão.
 
Cipa Ceasa
A Cipa da Ceasa Campinas tem seis membros, sendo dois representantes dos funcionários, dois indicados pela diretoria da empresa e duas secretárias titular e suplente. O mandato da gestão é de um ano. A Comissão é um instrumento que os trabalhadores dispõem para tratar da prevenção de acidentes do trabalho, das condições do ambiente e de todos os aspectos que afetam sua saúde e segurança. A Comissão é regulamentada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e pela Norma Regulamentadora 5 (NR-5) do Ministério do Trabalho.
 
Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho
No dia 27 de julho de 1972, foram publicadas as portarias nº 3.236 – que instituiu o Plano Nacional de Valorização do Trabalhador e nº 3.237 – que tornou obrigatória a existência de serviços de medicina do trabalho e engenharia de segurança do trabalho em todas as empresas com um ou mais trabalhadores.
 
O então ministro do Trabalho, Júlio Barata, atualizou o artigo 164 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que discorre sobre as condições internas de uma empresa em relação à saúde e à segurança. Esse artigo também trata da atuação e formação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).
 
O Brasil foi o primeiro país a ter um serviço obrigatório de Segurança e Medicina do Trabalho em empresas com mais de 100 funcionários. Este passo foi dado no dia 27 de julho de 1972 com a publicação das duas Portarias que regulamentavam a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho. Por isto, a data foi escolhida para ser o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.