Conferência CIOPORA

A Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) participa nesta quarta-feira, dia 4 de março, da Conferência CIOPORA sobre Direitos dos Obtentores de Plantas Ornamentais e Frutíferas de Reprodução Assexuada. O evento será Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e tem como objetivo reunir a comunidade internacional de compradores de plantas ornamentais e frutíferas, pessoas ligadas ao tema e instituições de pesquisa de melhoramento vegetal do Brasil.  

 

A gerente do Mercado de Flores e Plantas Ornamentas do entreposto, Ana Rita Stenico, representará a Central na Conferência onde serão discutidos os mais recentes avanços em relação à proteção dos direitos intelectuais das variedades vegetais. Segundo Ana Rita, o tema é oportuno e importante por abranger vários setores. &ldquoÉ um tema de interesse tanto para o mercado de flores e plantas, quanto para o mercado de hortifrutigranjeiros, por tratar de proteção e cultivo dos produtos agrícolas&rdquo, explica.

 

A Conferência será realizada em parceria com o Serviço Nacional de Proteção de Cultivares (SNPC) do Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa) e o IAC. O evento será realizado das 8h às 18h, no IAC que fica na avenida Barão de Itapura, número 1.481, no Guanabara, em Campinas/SP. Para outras informações o telefone é o (19) 3202-2860.

 

Programação

 

A abertura da Conferência será realizada por Lars Henriksen, presidente da CIOPORA e terá a participação de um representante do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Durante a manhã, a primeira sessão irá discutir o tema &ldquoA situação legal da Proteção à Propriedade Intelectual sobre variedades vegetais nos setores de ornamentais e frutíferas no Brasil&rdquo. Participam desta discussão Daniela de Moraes Aviani, coordenadora do SNPC Sílvia van Rooijen, da Cultivar Protection e Marco Antônio Teixeira Zullo, diretor do IAC.

 

A segunda sessão será realizada durante o período da tarde com o tema &ldquoO Direito dos Obtentores sob a ótica dos e o processo de decisão política em relação a uma Nova Lei de Proteção de Cultivares no Brasil&rdquo. Estarão presentes Theodorus Breg, que é produtor de Ornamentais e presidente da Cooperativa Veiling Holambra e Geraldo César Killer, produtor de frutas e empresário. O encerramento e as conclusões ficam por conta de Edgar Krieger, secretário geral da CIOPORA,  e do presidente Lars Henriksen.