Conferência divulga boas práticas de produção de flores, nesta quinta-feira

Produtores e comerciantes de flores do estado de São Paulo terão a oportunidade de conhecer o Sistema Agropecuário de Produção Integrada - Sapi, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento - Mapa, nesta quinta-feira, dia 12 de novembro, numa conferência realizada no período da manhã na Centrais de Abastecimento de Campinas, Ceasa.

A produção Integrada é baseada nas boas práticas agropecuárias que proporcionam condições para a transformação da produção convencional em produção tecnológica, sustentável, rastreável e certificada. A tarde, a mesma atividade será realizada e no Espaço Terra Viva, em Holambra (SP).

Ao garantir a aplicação de técnicas sustentáveis na produção e a qualidade dos produtos, a Produção Integrada de Flores busca contribuir para o aumento da competitividade do setor florícola brasileiro e para a abertura de novas oportunidades de comercialização, promovendo o reconhecimento da marca e a valorização da imagem da empresa e do produtor.

Programa

A Conferência sobre Produção Integrada de Flores começa com a apresentação de José Rozalvo Andrigueto e Marcus Vinícius de Miranda Martins, sobre o Programa institucional do Mapa como uma ferramenta para valorização dos produtos.

Na seqüência, Euder de Almeida Ribeiro, presidente da Associação Brasileira da Produção Certificada Sustentável fala da importância da adoção de um sistema de rastreabilidade e certificação de produtos agropecuários, que, inclusive, já aplica em sua produção de frutas.

Para encerrar a programação, Ana Paula A. Vaz, pesquisadora da Embrapa Transferência de Tecnologia - Escritório de Negócios de Campinas, apresenta o Projeto de Produção Integrada de Flores, do qual é coordenadora, buscando a identificação de parceiros para a elaboração das Normas Técnicas Específicas.

Sustentabilidade

Baseada em pesquisa de opinião sobre produção e certificação, realizada na região de Campinas, junto a consumidores, atacadistas, comerciantes e produtores de flores, Ana Paula afirma que o setor florícola está preocupado com a sustentabilidade nos sistemas agrícolas.

A pesquisadora explica que os processos de rastreabilidade e certificação comprovam a produção com boas práticas agropecuárias que incluem atenção ao meio ambiente com uso racional de agroquímicos, água e energia elétrica, assim como respeito ao ser humano, em especial ao trabalhador rural.

 

Serviço

Conferência sobre Produção Integrada de Flores

Dia 12 de novembro

·    No auditório da Ceasa-Campinas