Confira o discurso de posse do novo presidente da Ceasa

"Caro prefeito Jonas Donizete, agradeço muito sua presença nesse evento de posse e assim estendo meu agradecimento a todas as autoridades aqui presentes, minha família que é a base de tudo na minha vida, amigos, funcionários, permissionários e visitantes da Ceasa e aos meus colegas que assumem junto comigo a responsabilidade em tocar esta empresa com o mais profundo afinco.

Fico muito feliz prefeito em poder hoje fazer parte dessa família CEASA onde sua atividade fim é proporcionar alimento e flores as pessoas. Vivi aqui nessas duas semanas momentos intensos como, por exemplo, a homenagem aos funcionários com mais de 25 anos de atividade na CEASA, provando que aqui existem pessoas comprometidas com a empresa e com o trabalho.

Vou começar este discurso de posse contando um pouco da história da Ceasa. Saber a história significa resgatar e preservar a tradição daqueles que contribuíram para que chegássemos ao ponto em que nos encontramos. Trata-se de uma oportunidade única para compreender, inclusive, a nossa própria identidade.

As Ceasas foram criadas na década de 70 pela necessidade de organização e aperfeiçoamento na distribuição de produtos hortigranjeiros.

Na década de 80 o Sistema foi descentralizado e o controle acionário de algumas ceasas. foi transferido aos estados e municípios.

Em Campinas o primeiro comércio público de hortifrútis organizado da cidade foi o Mercado Municipal, em 1908.  Em 1971 foi instalado no Jardim do Lago o Centro de Abastecimento Provisório (Ceab), conhecido como Ceasinha, onde os agricultores e atacadistas comercializavam.

Em 1972 o decreto nº 70.502 fundou a Ceasa Campinas e a empresa começou a operar em 1975. Em 1989 a Ceasa Campinas foi municipalizada.

A Ceasa Campinas ampliou sua comercialização em 1993 com uma feira de flores e em 1995 inaugurou o Mercado de Flores. Hoje a Central campineira é referência nacional e é a quarta maior do país.

Além da comercialização e abastecimento de hortifrutis, flores e plantas, a CEASA Campinas também é responsável por projetos sociais, de segurança alimentar e ambientais que são desenvolvidos em conjunto com a Prefeitura por meio de diversas secretarias e empresas municipais. Banco de alimentos, alimentação escolar, viva leite, cooperativa e o ISA (permissionários). Contribuição social a mais de 100.000 pessoas na somatória de todas as ações.

Com este trabalho, a Central cumpre seu papel de órgão publico dando à sociedade retorno social de suas ações.

O agronegócio é uma das atividades econômicas mais representativas em todo o país e o setor é responsável por quase um quarto do PIB brasileiro. Os números continuam expressivos quando migramos para o estado de São Paulo que representa 14% do PIB Estadual e 20% do PIB do agronegócio do Brasil.

A agricultura gerou mais 1.350 novos postos de trabalho no estado. Criando empregos diretos e indiretos. Aqui, na CEASA Campinas, é um desses pólos de empregabilidade gerando 5,3 mil empregos diretos e mais de 20 mil indiretos.

Mesmo representando grande parcela na economia paulista o segmento sofre muitas dificuldades, desde climáticas até econômicas, e é de responsabilidade do poder público proporcionar incentivos para investimento em tecnologia no campo e será sem dúvida um empenho dessa administração, principalmente em parceria com as associações disseminar boas práticas agrícolas nas lavouras garantindo que o produto chegue com qualidade para os consumidores.

 

 

 

Nossa administração caro prefeito, vai pautar pela eficiência da administração pública e celeridade dos serviços prestados sob o regime do Direito Público destinado a atender de modo direto e imediato necessidades concretas da coletividade, usando como meio o exercício das competências de forma imparcial, neutra, transparente, participativa, eficaz, sem burocracia e sempre em busca da qualidade com critérios legais e morais para melhor utilização do recurso público.

 

 

 

 

Muito obrigado."