Confraternização com funcionários abre comemorações dos 33 anos da Ceasa

No espaço dentro da própria Central, reuniram-se a equipe de trabalhadores, estagiários e patrulheiros e alguns convidados da Prefeitura Municipal de Campinas para um almoço coletivo. Em março, os permissionários (atacadistas) realizaram um jantar na casa de espetáculos Excalibur, em Sousas, para comemorar a data. Em maio, a Ceasa vai inaugurar uma unidade do Jovem.Com e o início de outras iniciativas também como parte da programação do trigésimo terceiro ano da empresa.    

Em sua fala durante o corte do bolo de aniversário, o presidente da Ceasa, Demétrio Vilagra, explicou a motivação do evento com o quadro funcional. "Nosso objetivo é valorizar e partilhar esta data com os responsáveis diretos pelo sucesso da empresa que são os funcionários. A dedicação e o trabalho dos colaboradores é que tornou possível, sermos a quarta maior Ceasa do país", afirmou. O diretor técnico-financeiro, Marcos Velasco, reforçou a avaliação, lembrando da qualidade dos serviços da Ceasa e do compromisso social da empresa. "Programas como a alimentação escolar, o Banco de Alimentos e a Gestão de Resíduos são exemplares e mostram a importância do trabalho desta Central para a população de Campinas", disse.

História e papel social

Inaugurada em 1975, a Central campineira foi municipalizada em 1989, ou seja, a Prefeitura de Campinas passou a controlar a maioria das ações da empresa. Mais de 500 municípios são abastecidos pelas frutas, verduras e legumes comercializados no entreposto, o quarto maior do país, e que movimenta R$ 67 milhões com o comércio de 60 mil toneladas de hortigranjeiros, flores e plantas por mês. Perto de 15 mil pessoas circulam pela Ceasa todos os dias gerando mais de 5,3 mil empregos diretos e 20 mil indiretos.

Além dos mercados e da política de abastecimento, a Ceasa-Campinas é responsável pela condução dos programas de segurança alimentar da Prefeitura, em conjunto com diversas secretarias e órgãos municipais. A empresa administra a alimentação escolar que fornece mais de 164 mil refeições por dia, nas 362 escolas públicas de Campinas e 150 salas de educação de adultos. Dentro do entreposto funciona o Banco de Alimentos que atende mais de 30 mil famílias e distribui 6 mil cestas básicas por mês do Programa Prato Cheio Campinas em mais de 60 bairros carentes da cidade.

O Instituto de Solidariedade Alimentar (ISA) doa semanalmente os hortifrutis arrecadados dentro da Ceasa para 6,5 mil famílias em 80 bairros do município. O programa de hortas comunitárias já distribuiu 600 mil mudas e beneficou mais de 8 mil pessoas com assessoria técnica, cursos e implantação de hortas em bairros, escolas, entidades assistenciais e para portadores de necessidades especiais. O Telecentro Primavera do Programa Jovem.Com dá acesso à computadores, internet e cursos de informática de graça. A coleta seletiva e o reaproveitamento dos resíduos da Central garantem trabalho e renda a mais de 20 famílias.