Conselho de Alimentação Escolar realiza primeira reunião do ano

O Conselho de Alimentação Escolar se reuniu na Sede Administrativa da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), no dia 20 de fevereiro. Nessa primeira reunião do ano, os novos conselheiros discutiram assuntos de interesse do município, como o planejamento anual dos trabalhos além de assistirem a uma breve apresentação dos programas já implantados.
O foco principal do encontro foi mostrar o funcionamento do programa de Alimentação Escolar, além de traçar planos de ação para os próximos anos. O cronograma do dia incluiu palestra matutina sobre as diretrizes do projeto e, á tarde, visita á estrutura física da Alimentação Escolar que funciona na Central.
Para Henri Maeda, presidente do Conselho, inicialmente, o órgão tinha a função apenas de fiscalizar a prestar contas. Hoje, abrange o assessoramento e a fiscalização.
Segundo Maria Conceição de Olegário Leandro, coordenadora do programa de alimentação escolar do município, o projeto trabalha atendendo as legislações federais, estaduais e municipais. “Trabalhamos com projetos de compras de acordo com os cardápios estabelecidos. A segurança estabelecida de acordo com as legislações vigentes e controles sanitários”.
Luciana Martinuzzo, coordenadora do departamento de alimentação escolar, disse que o  programa contribui oferecendo uma alimentação com qualidade e quantidade adequada, além de uma oferta nutricional satisfatória para as crianças. “O programa contribui através de um cardápio adequado, contendo todos os gêneros que a criança precisa para suprir as necessidades dela durante o período de aula”, completa a nutricionista.
CAE Campinas
Dentro dessas funções compete ao Conselho avaliar e fiscalizar as diretrizes dos recursos destinados ao PNAE; analisar e aprovar as diretrizes quanto à aquisição, à distribuição e ao processamento de insumos para o Programa; articular-se com os órgãos ou serviços governamentais no âmbito estadual e federal e com outros órgãos da administração pública ou privada, a fim de obter colaboração ou assistência técnica para melhoria do Programa.
Ao CAE cabe manter contato com os Conselhos de Segurança Alimentar e Nutricional, Estadual e Municipal e deverá observar as diretrizes estabelecidas pelo CONSEA.
Outras atribuições do Conselho também são: incentivar e apoiar ações educativas de iniciativas do município, com o intuito de promover hábitos alimentares saudáveis de acordo com a cultura local nas Unidades Escolares atendidas pelo PNAE. A fiscalização sobre o armazenamento e a conservação dos alimentos destinados à distribuição nas escolas, de acordo com a legislação vigente, também é de sua responsabilidade, assim como obter informações nas escolas com a finalidade de avaliar, reprogramar e se necessário, rever o orçamento do Programa no município.
O Conselho de Alimentação Escolar também tem sob sua responsabilidade propor e acompanhar programas de capacitação de cozinheiras e outras categorias envolvidas na operacionalização do Programa.