Conselho Gestor do Banco de Alimentos realiza reunião bimestral

O Conselho Gestor do Banco Municipal de Alimentos da Prefeitura de Campinas realizou reunião na manhã desta terça-feira, dia 24 de junho, no auditório da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa). O Conselho tem a função de acompanhar e aprovar as ações do órgão e é formado por representantes de empresas doadoras, do poder público e das entidades assistenciais que são beneficiadas além de representante de outros órgãos públicos, federais, estaduais ou municipais e de pessoas jurídicas de direito privado, na forma que dispuser o seu regulamento.
 A coordenadora do Banco, Tânia Mara Evaristo Moumeso, iniciou a reunião apresentando um balanço do trabalho do órgão durante os meses que se passaram no ano; salientando que, em outubro, será a data comemorativa do Dia Mundial da Alimentação. Ela informou também detalhes do cronograma anual, bem como ações importantes que acontecerão nos próximos meses, como o Dia Nacional da Coleta, e a necessidade de voluntários para este evento.
 Domis Vieira Lopes, diretor da Secretaria de Cidadania, ressaltou a recente visita da primeira-dama, Sandra Ciocci, para conhecer de perto o funcionamento do Banco, bem como a aproximação com a APAS (Associação Paulista de Supermercados). “Combinamos uma reunião na APAS para aumentar as arrecadações com os supermercados que ainda não participam”, disse.
As reuniões acontecem bimestralmente. O próximo encontro será no dia 26 de agosto.
Sobre o Banco de Alimentos
O Banco combate o desperdício de alimentos. O órgão recebe doação de alimentos que poderiam ser descartados por estarem com validade próxima ou outro risco de desperdício - mas que estão com qualidade nutricional preservada e aptos para o consumo humano - que são rapidamente distribuídos e consumidos. O Banco assume a responsabilidade dos produtos doados e presta contas ao doador sobre o destino dos mesmos.
Ações educativas
O Banco de Alimentos realiza palestras e cursos sobre manipulação e aproveitamento integral de alimentos e oferece orientações diretamente nas entidades e nos eventos. Este trabalho conta com parcerias do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), Sesi, Sesc, Unicamp e Universidade Paulista (Unip).
Pequenos produtores                  
O Banco tem convênio com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Para incentivar o pequeno produtor, a Conab compra os produtos destes agricultores e distribui para ações de segurança alimentar de todo país. O Banco de Alimentos de Campinas recebe da Conab e distribui às entidades uma média de 40 toneladas de verduras, legumes e frutas por mês, parte deles orgânicos, produzidos sem agrotóxicos.
Prêmios
O trabalho do Banco de Alimentos de Campinas tem conseguido grande reconhecimento público. Já recebeu duas importantes premiações em níveis municipal e estadual: o prêmio de responsabilidade social da CPFL e do Grupo RAC, de Campinas, e o prêmio Josué de Castro do Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea-SP), órgão do governo do Estado de São Paulo.