Cooperativa na Ceasa coleta 40% mais em 2013

A Cooperativa Unidos na Vitória – que funciona na Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) – ampliou em 40% o volume de materiais recicláveis que coleta dentro do entreposto em 2013. Foram cerca de 700 toneladas reaproveitadas no último ano, contra 500 de 2012. O balanço foi apresentado nesta quarta-feira, 18 de março, durante assembleia geral da Cooperativa realizada no auditório da Ceasa.
 
Com o crescimento da coleta, os cooperados tiveram também um aumento de mais de 30% no que ganham com a comercialização de plástico, papel, vidro, metal, palha e madeira que recolhem pelos mercados da Central. A exposição do balanço foi feita pelos membros da Reciclamp - ONG que congrega e oferece apoio administrativo a sete cooperativas de Campinas - José Ronaldo Sales Fernandes, Francisca Ângela da Silva Eleotério, Hermes Rodrigues Telles, além do contador, Alexandre Medeiros de Moura.
 
Segundo a Reciclamp, a Unidos na Vitória apresentou o melhor resultado de 2013 entre as cooperativas que acompanham. “Em 2013,  a entrada foi de aproximadamente R$ 260 mil, o equivalente a uma micro empresa. Desse total, 83,3% foi destinado à remuneração dos cooperados. Em 2012, a porcentagem destinada para o mesmo fim foi de 78,4%. Tivemos um aumento de 5,8% de um ano para outro”, explanou o contador.
 
A Unidos na Vitória recebeu da Prefeitura de Campinas uma empilhadeira uma prensa e uma balança. A Ceasa vai iniciar uma obra para ampliar o pé direito do galpão da Cooperativa e auxilia com alimentação e em custos como o concerto de equipamentos dos cooperados.  
 
O cooperado e membro do Conselho Administrativo da Cooperativa, José Carlos da Silva, agradeceu os apoios que recebem para conseguir alcançar estes resultados. “Foi uma gestão positiva. Tanto na renda dos cooperados, quanto aos maquinários que recebemos da parceria Ceasa e Prefeitura. Antes nos sentíamos excluídos, agora não”, avaliou.
 
Trabalho fundamental
 
Na assembleia também aconteceu a eleição dos conselheiros da Cooperativa. Foram reeleitos para o Conselho Administrativo Andréia Cristina da Silva, José Carlos da Silva e José Lino Ribeiro dos Santos. Vão fazer parte do Conselho Fiscal os cooperados Maria Luiza da Silva, Maria Aparecida Lopes Soares e Maria Aparecida Soares da Silva.
 
Para o assessor da Ceasa, Jairo Pereira Leite, o trabalho da Cooperativa é fundamental. “É uma atividade difícil e que precisa ser muito valorizada. Além das questões sociais, o ganho ambiental é extraordinário. São 700 toneladas a menos no aterro, são materiais que iam ser enterrados, no lixo, e que são reaproveitados”, considerou.
 
A Cooperativa Unidos na Vitória funciona na Ceasa, desde 2003, numa área de 2.500 m2 próxima ao Mercado de Flores da empresa. São 18 cooperados que garantem trabalho e renda coletando e comercializando os materiais recicláveis que são descartados no entreposto. Este trabalho faz parte do Sistema de Gestão de Resíduos da Central que conta também com ações de coleta seletiva de lixo e educação ambiental.