Cozinheiras da merenda aprovam curso de alimentação saudável do Sesi

O curso técnico de alimentação saudável do Serviço Social da Indústria (Sesi) está agradando as cozinheiras do Programa Municipal de Alimentação Escolar de Campinas. Nesta terça-feira, dia 12 de junho, o primeiro grupo de 31 profissionais que está participando, teve a segunda aula do curso, na cozinha experimental da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa).
“Sempre gosto de participar. Aprendo receitas diferentes que ajudam no meu trabalho. Mas além das crianças, este curso vai servir pra mim que estou sempre fora do peso”, contou a cozinheira Albertina Jasper, da Cemei Leonor Mota Zuppi, onde são servidas cerca de 650 refeições por dia.
Maria Ferreira Cardoso Machado, responsável pelas mais de 1.600 refeições diárias da cozinha da Nave-mãe Doutora Zilda Arns, conta que é fascinada por culinária. “Eu me realizo em cada receita, em cada prato. Acho a culinária uma obra de arte e faço vários cursos de gastronomia. Mas este é diferente porque não é só do prazer da comida, mas também de como fazer esta comida mais saudável. Aprendemos a parte nutricional”, avaliou.
A cozinheira Eliane Paulo Fernandes, da Cemei Chail Sun, que serve 350 refeições por dia, destacou que está aprendendo a fazer substituições nos preparos para deixar os pratos menos calóricos e mais saudáveis. “Está muito interessante porque estou conhecendo combinações diferentes de temperos para não usar sal ou usar menos, ideias novas para molhos de saladas e para incluir alguns produtos mais saudáveis na comida”, contou.
Conteúdo
O conteúdo teórico do curso aborda o que é obesidade e como tratar; a alimentação como tratamento eficaz de sobrepeso; diferença entre produtos diet e light; gorduras e alimentos combinados e antioxidantes. Na parte prática estão sendo desenvolvidas receitas de frango light, nhoque de ricota e espinafre, lagarto ao vinagrete, suco refrescante de agrião e salada colorida. Também estão sendo preparados gelatina com frutas, torta de palmito, patê de cebola, flan de coco, rocambole recheado, vinagre aromático e macarrão com legumes e ricota.
A nutricionista do Sesi que está ministrando as aulas, Paula Cristina Maluf, informou que o aprendizado pode ser aplicado tanto no trabalho nas escolas quanto na vida pessoal das profissionais. “Trabalhamos a criatividade com substituições saudáveis, temperos, ervas. Mostramos o que são e onde estão as gorduras boas, na linhaça e no azeite, por exemplo. Vemos receitas que introduzem ricota e outros produtos saudáveis que enriquecem no sabor e nutricionalmente os pratos” explicou ela.
Segundo a coordenadora do Departamento de Alimentação Escolar da Ceasa, Maria Helena Antonicelli, a proposta da parceria com o Sesi é principalmente abordar o uso equilibrado de sal, açúcar e gordura como forma de prevenir e combater doenças não transmissíveis como obesidade, pressão alta e diabetes. “É uma educação nutricional para as cozinheiras o que é cada vez mais fundamental, pois tem aumentado o número de pessoas acima do peso adequado, inclusive entre crianças, o que desencadeia diversos problemas crônicos de saúde”, completou.
Merenda e Banco de Alimentos
Com 10 horas no total, o curso é divido em três aulas. A primeira aconteceu no dia 6 de junho. As profissionais que participam serão agentes multiplicadoras das informações nas unidades educacionais. A atividade é uma parceria da Ceasa com o Sesi e será oferecido para cinco grupos de cozinheiras da merenda escolar, de junho a outubro deste ano. Em 2013 serão abertas novas turmas.
Também vão fazer o curso grupos de cozinheiras das entidades assistenciais de Campinas que são atendidas pelo Banco Municipal de Alimentos. O primeiro grupo das entidades participa de aulas nos dias 14, 21 e 28 de junho, das 13h30 às 16h30, na cozinha experimental da Alimentação Escolar na Ceasa.