Cozinheiras da merenda escolar fazem curso de atualização

Divididas em quatro grupos, elas estão tendo quatro horas de aulas com temas variados que abrangem desde a parte motivacional até os conteúdos técnico e de segurança do trabalho. O treinamento acontece duas vezes por ano e é uma exigência que a Centrais de Abastecimento de Campinas S.A. (Ceasa) faz para as empresas de mão-de-obra da merenda contratadas por meio de licitação pública que são a EB Alimentação Escolar e a Base.

Segundo a nutricionista da Ceasa-Campinas, Priscila Tassi, o objetivo é reciclar os conhecimentos das profissionais e, conseqüentemente, aprimorar a merenda servida nas escolas. "Planejamos este curso desde outubro e optamos por reforçar o lado motivacional buscando mostrar como é importante o trabalho das cozinheiras para a comunidade escolar, além, é claro, de reiterar a parte técnica das boas práticas de alimentação que nunca pode faltar&quot, explicou.

Priscila conta também que outra preocupação foi formatar o treinamento de maneira mais atrativa com didática dinâmica, uso de várias midias e com temas que servem para o trabalho nas escolas e para a vida e saúde delas. O curso, segundo ela, é iniciado com um filme e um debate sobre motivação, seguido de uma palestra sobre boas práticas, higiene, ações contra o desperdício e noções de intoxicação alimentar. Depois as cozinheiras assistem a uma peça de teatro chamada Show de Calóricos onde é abordada a questão da importância do equilíbrio na alimentação para a qualidade de vida tanto na infância quanto na fase adulta. Um técnico de segurança do trabalho completa as atividades com uma palestra e debate sobre acidentes no serviço, a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e noções de coleta seletiva e uso responsável de bens naturais como a água. Uma confraternização e sorteio de 32 prêmios entre eletrodomésticos e kits de beleza encerram o curso.