Cozinheiras da merenda passam por curso e avaliação nutricional

EB 8.JPGAs 788 cozinheiras contratadas para o Programa Municipal de Alimentação Escolar de Campinas participam nestas quarta e quinta-feiras, dias 14 e 15 de julho, de um novo curso de atualização. Durante a atividade elas passam por um trabalho de conscientização sobre alimentação saudável, uma vez que 79,7% destas profissionais apresentam sobrepeso e obesidade, conforme levantamento antropométrico realizado pela equipe de Nutrição do Programa.

O treinamento para as cozinheiras, contratadas por meio da empresa Base Grupo de Serviços, acontece em um auditório no bairro Taquaral à rua Leonardo da Vinci, número 464, nesta quarta-feira, 14 de julho. O curso para as funcionárias da EB Alimentação Escolar, a outra empresa que presta serviços ao Programa, será no dia 15 de julho, no auditório do Shopping Jaraguá, localizado na Rua Conceição, 233, no Centro. As profissionais serão divididas em grupos das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Todas as cozinheiras que trabalham nas escolas públicas de Campinas fazem dois cursos de reciclagem por ano, conforme exigência contratual da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) que operacionaliza o Programa administrado pela Secretaria Municipal de Educação.  O objetivo é atualizar e incentivar as profissionais para assegurar a melhor qualidade possível às cerca de 240 mil refeições diárias servidas na merenda escolar da cidade.

EB 2.JPGAvaliação nutricional

Entre abril e junho, a equipe técnica do Departamento de Alimentação Escolar (DAE) da Ceasa-Campinas realizou uma avaliação antropométrica com as cozinheiras prestadoras de serviço do Programa.  Esta análise nutricional foi feita por meio do Índice de Massa Corpórea (IMC) com a medida de peso e altura de cada uma e também a coleta de informações sobre suas condições de saúde.  Das 897 cozinheiras avaliadas, 79,7% estão com sobrepeso e obesidade e apenas 19,7% apresentaram peso adequado para altura e idade.

Por isso, além do conteúdo tradicional - higiene, aproveitamento e manipulação de alimentos, segurança no trabalho e a parte motivacional - o curso terá atividades sobre hábitos saudáveis. As nutricionistas da Ceasa Graciela Lopes e Luciana Martinuzzo farão palestras com os temas: "Alimentação para uma Vida Saudável" e "O Cozinheiro como Educador".

"As cozinheiras podem exercer um papel importante também como educadoras, estimulando hábitos alimentares saudáveis e para isso precisam conhecer o assunto e poder aplicar em sua vida pessoal. É preciso ampliar a cultura da prevenção com programas de educação e campanhas de conscientização dos adultos, alertando quanto aos malefícios dos maus hábitos na alimentação e a falta de exercícios físicos. A obesidade é hoje uma pandemia global", explica a coordenadora de nutrição do DAE da Ceasa, Priscila von Zuben Tassi. Outras atividades estão sendo programadas para as cozinheiras, conforme ela, para continuar abordando o tema.