Cozinheiras da merenda têm curso com chef de cozinha

O Programa Municipal de Alimentação Escolar de Campinas realiza de 2 a 17 de julho um curso de capacitação para cerca de mil cozinheiras da merenda. A atividade será totalmente prática com o chef de cozinha Ângelo Bolsonaro e acontece na cozinha experimental da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa).
 
Segundo a coordenadora de nutrição do Departamento de Alimentação Escolar da Ceasa, Maria Helena Antonicelli, “a capacitação é uma exigência contratual da Ceasa às empresas que prestam serviços de mão de obra de cozinha, a EB e a Base, para atualizar e manter a qualidade dos serviços da merenda escolar da cidade”.
 
As cozinheiras foram divididas em grupos e cada um terá três horas e meia de aulas. A primeira aula será nesta segunda-feira, dia 2 de julho, das 8h30 às 12h e para um outro grupo, das 13h30 às 17h. Haverá novas turmas de manhã e a tarde nos dias 4, 5, 6, 11, 12, 13, 16 e 18 de julho.
 
Serão trabalhadas no curso, conforme Maria Helena, seis receitas, técnicas de calda, confeitos e de maise en place - técnica francesa que facilita e organiza todas as operações necessárias para a elaboração de qualquer preparação. Também vão ser abordadas orientações de descongelamento de carnes, higienização de alimentos, higienização de utensílios, branqueamento de hortaliças, coleta de amostras, armazenamento refrigerado e congelado.
 
A cozinha experimental da Ceasa-Campinas fica na rodovia Dom Pedro I, km 140,5, em Campinas/SP.