Cozinheiras de entidades iniciam curso do Sesi

Você sabia que a casca da banana tem o dobro de potássio encontrado na polpa da fruta? Com esta indagação a nutricionista do Serviço Social da Indústria (Sesi), Adriana Dalpoz, instiga as cozinheiras a repensarem a maneira de aproveitar os produtos que utilizam em sua rotina para preparar as refeições.
 
Ela está ministrando o curso sobre aproveitamento integral de alimentos a 24 profissionais de entidades de Campinas que são atendidas pelo Banco Municipal de Alimentos e a órgãos assistenciais da Prefeitura. A atividade faz parte de uma parceria da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) com o Sesi. O curso tem 10 horas de aulas e a primeira aconteceu nesta quinta-feira, dia 14 de junho, na cozinha experimental do Departamento de Alimentação Escolar da Ceasa.
 
Segundo ela, o que se joga fora é muitas vezes mais nutritivo que o que se aproveita nos pratos. “O Sesi fez uma tabela comparativa que mostra isso. Então, este curso vai ajudar principalmente este público como utilizar as partes não convencionais e ter uma alimentação mais saudável com baixo custo”, explicou.
 
“Sempre trabalhei em restaurante, mas vim participar porque sempre aprendo coisas novas”, relatou Gilsilene Confessor dos Santos, que trabalha como cozinheira voluntária no Centro Comunitário do Jardim Santa Lúcia, onde são servidas cerca de 360 refeições por dia.
 
Para as responsáveis por quase 100 cardápios diários na Casa do Idoso, Cleusa Oliveira Costa e Márcia Regina Ladislau de Souza, a expectativa com o curso é grande. “Queremos aprender mais porque cuidamos de pessoas com mais idade e precisamos ter muito mais cuidado nos preparos. A maioria tem problemas como diabetes e pressão alta”, explicaram as cozinheiras.
 
Hortifrutis da Conab
 
“Como o Banco recebe uma grande quantidade de hortifrutis da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) pedimos ao Sesi o foco nestes produtos como banana, chuchu, abacaxi e melancia, para que as entidades tenham novas ideias de preparos e que possam aproveitá-los bem”, informou a nutricionista do Banco de Alimentos, Bruna Saleh de Angelis.
 
Por meio de uma parceria, a Conab envia ao Banco cerca de 40 toneladas mensais de banana orgânica e diversas hortaliças vindas de agricultores familiares. A Conab tem um programa que compra produtos de pequenos agricultores e distribui a órgãos de segurança alimentar em todo país.
 
A nutricionista disse que serão oferecidos às cozinheiras de entidades três cursos. Este que começou sobre aproveitamento de alimentos, terá mais duas aulas nos dias 21 e 28 de junho. Em agosto haverá um curso sobre utilização de soja e em setembro outro sobre alimentação e obesidade.
 
Ao final, elas recebem um livro com 300 receitas do Sesi e durante as aulas do primeiro curso elas vão desenvolver 12 receitas: bolo de casca de banana, chá de gengibre e uva, polenta ao molho verde, croquete de chuchu, nhoque de abóbora, salda de casca de abóbora, linguiça ao trigo, suco de couve com maracujá e limão, macarrão ao molho de melancia, salpicão verde, spumoni de melancia e refresco de casca de abacaxi.
 
A parceria da Ceasa com o Sesi também está oferecendo cursos para cinco grupos de cozinheiras do Programa de Alimentação Escolar, de junho a outubro deste ano. Em 2013 serão abertas novas turmas.