Cozinheiras de ONGs participam de curso do Banco de Alimentos

Um grupo de 33 cozinheiras e auxiliares de entidades assistenciais participou do curso "Higiene e Manipulação de Alimentos", nesta quarta-feira, 15 de abril, no auditório da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa). Por meio de teatro e de uma palestra foram apresentados conceitos e dicas para tornar o dia-a-dia de uma cozinha coletiva mais organizado e saudável. As profissionais trabalham nas Organizações Não-Governamentais (ONGs) atendidas pelo Banco Municipal de Alimentos da Prefeitura que funciona na Ceasa-Campinas.

 

A peça teatral interpretada por quatro funcionárias da Central mostrou de forma bem humorada o cotidiano de uma cozinheira desastrada e com hábitos de trabalho pra lá de incorretos perseguida o tempo todo pela personagem que interpreta a bactéria. Com a ajuda de um anjo da guarda ela consegue rever suas práticas e livra-se da bactéria.  Após um breve bate papo sobre a peça, a nutricionista do Banco de Alimentos, Maria Helena Antonicelli, ministrou a palestra que tratou de assuntos importantes que dão maior segurança na manipulação das refeições cotidianas das entidades, como higiene pessoal; higienização de hortifrutis, equipamentos, utensílios e da cozinha; recebimento, armazenamento, congelamento e preparo dos alimentos.

 

Isabel Cristina, do Centro Social Bertoni, diz que além de reforçar, o curso ensinou muitas coisas que antes não tinha conhecimento. "Não sabia que era possível congelar verduras, como cenoura e chuchu e nem que não se pode lavar panelas com esponja de aço", conta. Maria do Socorro Duarte, cozinheira da entidade Salém, também aproveitou a oportunidade para troca de informações. "É ótimo para nos explicar e reforçar algumas fatores importantes para a higiene e manipulação dos alimentos", avalia. Além disso, Maria elogiou a pedagogia: "a peça teatral que abriu o curso foi uma forma diferente e divertida de nos mostrar o que pode e o que não pode ser feito em uma cozinha", finaliza.

 

Segundo a nutricionista Maria Helena além das informações novas é preciso sempre relembrar quais são as normas, procedimentos e boas práticas que devem ser respeitadas dentro desse ambiente de trabalho. "No curso mostramos, por exemplo, que é preciso lavar as mãos frequentemente, usar uniformes, verificar a mercadoria recebida, armazenar os alimentos de forma correta, entre outras coisas", explica. Para ela, são fatores assim que influenciam a organização e na higiene dos alimentos e da cozinha.

 

Além disso, a nutricionista cita durante a palestra algumas dicas de congelamento, processamento de carnes e hortifrutis, pré-preparo dos alimentos, distribuição e coleta de amostras. "Um tema que chamou a atenção das cozinheiras foi o de congelamento de hortaliças, já que esses produtos podem ficar no freezer por até três meses. E quando utilizadas, essas verduras e legumes congelados devem ser refogados", explicou.

 

Serviço

 

O Banco de Alimentos de Campinas fica na Rodovia Dom Pedro I, km 140,5. Para outras informações, ligue para (19) 3746-1063 ou mande e-mail para bancodealimentos@ceasacampinas.com.br.