Curso aborda preservação e recuperação de nascentes

Fazendo parte de um ciclo de apresentações que abrange 27 municípios dentro da bacia hidrográfica do Piracicaba, Capivarí e Jundiaí, o Curso sobre Recuperação de Nascentes, que é oferecido de forma gratuita, objetiva capacitar proprietários de nascentes, do meio rural e até mesmo do urbano, sobre as práticas que levam a preservação das nascentes bem como das formas de recuperá-las.

Embora concebido inicialmente para produtores rurais, em todos os 25 municípios em que foi anteriormente apresentado, o publico foi muito diversificado, tendo comparecido, além de agricultores, muitas ONGs ambientalistas, profissionais técnicos dos diversos setores ligados aos recursos hídricos, também pessoas simplesmente atraídas pelo assunto, incluindo donas de casa, informa o palestrante Rinaldo de Oliveira Calheiros. Em quatro dos cursos tivemos a participação da policia ambiental, complementa.

Calheiros, que é pesquisador científico do Instituto Agronômico de Campinas, Doutor em Irrigação e Drenagem e especialista em produção de água, adianta que o curso apresenta tópicos como: Conservação de água no meio rural; Ações de conservação de água nos diferentes planos da paisagem; Formação dos mananciais ou depósitos de água; Particularidades e diferenciação dos lençóis freáticos e aqüíferos confinados; Importância do Aqüífero Guarani para a nossa região; Agentes de diminuição da recarga de água e da vazão das nascentes, riachos e rios; Importância da mata ciliar; Preservação e Recuperação de Nascentes; Formas de contaminação de uma Nascente; Legislação e APP; Formas de captação da água, tendo-se, ainda, a apresentação de vídeos de conscientização sobre a escassez hídrica e sobre os conceitos básicos sobre preservação de nascentes.

O Eng. Agrônomo Nelson Barbosa, idealizador e coordenador técnico do curso aponta que na bacia hidrográfica do Piracicaba, Capivarí e Jundiaí, a escassez hídrica já é real. Pelo fato de ser densamente povoada, conter um setor industrial enorme e ainda ter-se uma alta demanda de água para o setor agrícola, o índice de disponibilidade hídrica já atingiu menos de 1400 m3/pessoa/ano, menor que de muitos países desérticos, menor, inclusive, que os 1800 m3/pessoa/ano, preconizados pela ONU como o limite mínimo para o conforto humano. Disso decorre o racionamento e a falta de água observados em alguns pontos da bacia... com grande tendência de se agravar, se nada for feito.

Nelson Barbosa ainda afirma que as mais importantes e primeiras ações a serem feitas se quisermos atingir a efetiva reversão dessa tendência é a recuperação das propriedades dos solos na recarga das águas subterrâneas conjugada com a preservação e recuperação das O curso é muito denso, dando-se a oportunidade de discutir e esclarecer conceitos polêmicos e de difícil entendimento, porém sempre de uma forma didática fazendo com que desde o menos como o mais capacitado tenha ganhos no conhecimento e motivação para o enfrentamento da tão necessária preservação da água e do seu uso racional. 

Em complementação, os participantes receberão a Cartilha sobre Preservação e Recuperação de Nascentes - Fonte de Água e de Vida - escrita por Sebastião Vainer Bosquília, Márcia Calamari, Fernando César Vitti Tabai e pelo próprio palestrante.

A promoção do curso é do Sindicato Rural de Campinas e o apoio local é da Casa da agricultura de Pedreira em parceria com a ONG Associação Mata Ciliar.

O fato desse curso estar recebendo o apoio da Casa da agricultura de Pedreira e da ONG Associação Mata Ciliar, demonstra que essas instituições estão sensibilizadas quanto à problemática da preservação dos recursos hídricos, constata Paula Chaves, engª agrª responsável pela Casa da Agricultura de Pedreira

O curso será realizado, na Câmara municipal de Pedreira, no dia 11 de novembro de 2009, das 08:00 às 17:00 hrs, sendo que das 11:00 às 12:00 será abordado o assunto "Crédito Rural", com a presença do Gerente geral do Banco do Brasil, agência Pedreira, Cleidson José Aderaldo Apolônio e do Diretor da CATI Regional Bragança Paulista, Alcides Ribeiro de Almeida Júnior.

Serviço:

Dia: 11/11/2009
Local do curso: Câmara Municipal de Pedreira
Período: Das 8:00 às 17:00 hs
Realização: Sindicato Rural de Campinas
Apoio Local: Casa da agricultura de Pedreira  e ONG Assossiação Mata Ciliar
Investimento: Gratuito


VAGAS LIMITADAS: Inscrições na Casa Da Agricultura de Pedreira, fone (19) 3983-1281