Curso capacita 960 cozinheiras da alimentação escolar

As 960 cozinheiras do Programa Municipal de Alimentação Escolar de Campinas participam de curso de capacitação nos dias 16 e 17 de julho, no Salão Vermelho da Prefeitura. A secretária municipal de Educação, Solange Villon Kohn Pelicer;  o presidente da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), Mário Dino Gadioli e nutricionistas do Programa fazem a abertura das quatro turmas do curso, que acontece das 8h às 12h e das 13h às 17h, nos dois dias.
 
Na sequência, a nutricionista Mirela Lupinan vai falar sobre como garantir uma alimentação segura com as boas práticas de manipulação dos alimentos. Anualmente as profissionais que atuam na cozinha das escolas têm dois treinamentos durante as férias escolares. A atividade é uma exigência do Programa garantida nos contratos com as empresas prestadoras de serviços de mão de obra, EB e Base.
 
Durante o curso também serão divulgados o 1o Concurso de Receitas das Cozinheiras da Alimentação Escolar de Campinas e o Projeto Reágua, da Sanasa, que visa incentivar ações que evitem o desperdício e que garantam a economia de água.
 
O Salão Vermelho da Prefeitura fica na avenida Anchieta, número 200, no Centro de Campinas/SP.
 
Investimento em formação
 
Além desta capacitação, há várias outras atividades de formação do Programa voltadas não apenas às cozinheiras, mas também a toda a comunidade escolar. “As nutricionistas fazem palestras sobre alimentação saudável para pais e professores nas escolas, visitam as unidades diariamente para supervisão e orientações e ainda realizam oficinas práticas e encontros na cozinha experimental que funciona na Ceasa”, conta a gerente do Departamento de Alimentação Escolar da Ceasa, Maria Helena Antonicelli.
 
Só no primeiro semestre de 2013 foram realizadas 83 atividades de educação nutricional na cozinha e nas escolas envolvendo cerca de 1.700 pessoas entre diretores, professores, cozinheiras, monitores, pais e alunos. Os temas abordados nestes encontros foram obesidade infantil, alimentação de bebês, utilização do ovo, manipulação de alimentos, alimentação saudável, entre outros.