Curso de florista da Ceasa forma mais 28 profissionais

Duas visitas técnicas e um almoço de confraternização marcaram a formatura de 28 alunos do curso de floristas da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa). O grupo foi à Holambra (SP), onde estão estabelecidos grandes atacadistas e distribuidores de flores do país, na quarta-feira, dia 6 de novembro, para conhecer de perto produções do setor.
 
Em um restaurante da cidade foi realizada uma cerimônia para entregar os certificados e depois todos participaram de um almoço de confraternização. Acompanharam o grupo as professoras e idealizadoras do curso, Léo Mendes e Tânia Santos; o coordenador do Mercado de Flores da Ceasa-Campinas, Fábio Frainer; o diretor geral, o gerente comercial e o responsável pelo marketing da Cooperflora, Alexandre Gedanken, Daniel Silva e Andrea Wagemaker.
 
Para Léo Mendes o objetivo do curso é profissionalizar o segmento de flores. “O projeto da escola surgiu no ano 2000. Só aqui em Campinas estamos formando a décima primeira turma. O mercado só melhora com a profissionalização. É muito diferente o florista com técnica do florista amador”, avaliou a professora.
 
De acordo com Daniel Silva a satisfação é grande em apoiar o projeto. “A Cooperflora, que  está ligada diretamente a base produtiva,  e nossos cooperados contribuem com o projeto acreditando que ensinar o manuseio de flores e a confecção de arranjos é uma das melhores formas de contribuir com o consumo das flores”, comenta. A Cooperativa fornece as flores que são utilizadas pelos alunos nas aulas práticas do curso.
 
Segundo a formanda, Olga Fukuda de Oliveira, o curso vai ajudar o trabalho que ela realiza com idosos. “Sou filha de agricultor, neta de professora de ikebana. Há três anos trabalho com qualidade de vida para terceira idade. Quero oferecer a esse público uma atividade maior no quesito saúde e qualidade de vida. Fui convidada para participar do curso para que eu possa criar alguma coisa a mais para eles”, conta ela.
 
O curso técnico de floristas da Ceasa Campinas é uma parceria da administração da Central e da Associação dos Produtores e Comerciantes do Mercado de Flores de Campinas (Aproccamp) - entidade que representa os atacadistas do Mercado de Flores da Ceasa.
 
Com 120 horas de aulas, o conteúdo é completo sobre o setor com aulas teóricas e práticas de harmonia de cores, estilos florais, vasos, embalagens, cestas, arranjos para festas e eventos, decoração de ambientes, variedades e cuidados com acessórios, flores e plantas ornamentais. Além da Cooperflora, o curso conta com o apoio das empresas Sakata, Atlanta - Espuma Floral e Bio Plugs.

 

 

 

 

 

 

 

 

CONFIRA MAIS FOTOS DO EVENTO