Curso de floristas da Ceasa forma segunda turma

rAredIMG_2714.jpgO Curso Técnico de Formação de Floristas da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) formou mais 20 profissionais em julho depois de cinco meses de curso. Uma cerimônia no auditório do Mercado de Flores da Ceasa-Campinas, no dia 3 de agosto, marcou a formatura dos alunos.

O curso é uma iniciativa da Ceasa em parceria com a Associação dos Produtores e Comerciantes do Mercado de Flores de Campinas (Aproccamp) - entidade que representa os atacadistas de flores da empresa - e as professoras de arte floral Léo Mendes e Tânia Santos, ambas com formação e especialização em vários países da Europa e América Latina. rAredIMG_2753.jpg

Para o formando Reginaldo Pereira Vilas Boas, a experiência vai ajudar nos negócios. "Tenho uma floricultura em Santa Bárbara e queria me especializar e conhecer mais para me diferenciar e melhorar minha empresa oferecendo um serviço que não temos na minha cidade", disse. Planos de crescimento no trabalho também motivaram a aluna Tatiane Barbieri a fazer o curso. "Trabalho com bolo, lembranças e agora quero ampliar com serviços na área de decoração também. Aliás, já consegui encontrar boas oportunidades para começar a atuar com isso", contou ela.

rAredIMG_2760.jpg"Há um mercado grande pela frente na área de flores, plantas e decoração e ficamos satisfeitos em proporcionarAredIMG_2763.jpgr a profissionalização e permitir o avanço do setor", avaliou o presidente da Ceasa, Nivaldo Dóro. O objetivo do curso, conforme Nivaldo, é oferecer oportunidade de trabalho e mão de obra técnica para um mercado em expansão e que carece de profissionais especializados.

O representante da Aproccamp, Eduardo Marcelino de Sousa, lembrou da importância da iniciativa para o setor. As professoras Léo e Tânia, agradeceram a parceria da Ceasa e da Aproccamp e de outras empresas que cederam materiais para as aulas e reforçaram o desafio de formar mão de obra de arte floral. A gerente do Mercado rAredIMG_2724.jpgde Flores da Ceasa, Ana Rita Pires Stenico, ressaltou a qualidade e abrangência do curso com duas das melhores professoras do país e até do exterior.

Completo

Além de Campinas, o curso atraiu alunos até de fora da cidade como Americana, Itupeva, Santa Bárbara DOeste, Atibaia, Pontal do Paranapanema e Rosana, municípios do estado de São Paulo, e de Ouro Fino, Minas Gerais.

Com 120 horas,rAredIMG_2748.jpg o curso teve início em agosto e foi dividido em cinco partes com conteúdo completo sobre o setor e aulas teóricas e práticas de harmonia de cores, arranjos para festas e eventos, decoração de ambientes, variedades e cuidados com acessórios, flores e plantas ornamentais. Será aberta uma nova turma no primeiro semestre de 2012 em data a ser divulgada.