Curso para cozinheiras de ONGs aborda culinária saudável

redIMG_2348.jpgA importância para a saúde do controle de sal, açúcar e gordura nas refeições e receitas saudáveis com soja e hortifrutis. Estes foram os principais temas abordados no curso de atualização que reuniu cozinheiras de 120 entidades assistenciais de Campinas, nesta terça e quarta-feira, dias 14 e 15 de junho, na Cozinha Experimental da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa).

O curso foi organizado pelo Banco de Alimentos e o Programa Municipal de Alimentação Escolar e foi a primeira atividade com grupos externos na Cozinha da Ceasa, inaugurada no final de 2010. O trabalho teve ainda a parceria da Faculdade de Nutrição da PUC-Campinas, que disponibilizou duas estagiárias para ministrar o conteúdo teórico do curso.

A parte prática do treinamento contou com a participação da chef de cozinha, Gláucia Sobol. Formada nos Estados Unidos e atuando em restaurantes da cidade e com trabalho voluntário na Hípica para moradores da Vila Brandina, Cláudia apresentou menus ao mesmo tempo saudáveis e atrativos. "Trabalhei neste curso com três conceitos: utilizar produtos saudáveis, desenvolver receitas que se aproximem da tradicional culinária brasileira para facilitar a aceitação e utilizar técnicas francesas para dar mais sabor", explicou Gláucia.

A chef mostrou como fazer caldo de carnes naturais, ensinou técnicas de organização e cozimento de legumes e preparou receitas de escondidinho de soja com purê de mandioquinha; farofa de soja; file de tilápia com banana e sopa creme de couve-flor. Após os preparos todas as alunas puderam degustar as receitas.

"Achei ótimo e aprendi muito. Trabalho com deficientes visuais e muitos deles são cegos devido à diabetes e precisam controlar sal e açúcar. Por isso conhecer melhor estas técnicas e ainda a soja foi muito importante", avaliou a cozinheira do Centro Cultural Louis Braile, Vanda Lúcida da Silva. A auxiliar de cozinha da entidade Adélia Zornig que fica no Parque Valença, Sueli Ferrari do Prado, também aprovou: "gostei muito principalmente dos pratos com soja, queria que o curso tivesse até mais tempo".redIMG_2328.jpg

O presidente da Ceasa, Nivaldo Dóro, participou da recepção das cozinheiras e ressaltou a importância deste conhecimento para o trabalho das ONGs. "Dar acesso a estas profissionais às novidades, à reciclagem de seus conhecimentos é fundamental porque elas trabalham com crianças, adolescentes, pessoas que são muito carentes e que precisam de uma alimentação saudável", salientou.

Soja será incluída na merenda

Segundo a nutricionista Maria Helena Antonicelli, uma das organizadoras da atividade, este foi o segundo curso de atualização para as profissionais das entidades assistenciais que são atendidas pelo Banco de Alimentos e para as que têm convênio com a Secretaria de Educação e por isso recebem a merenda do Programa de Alimentação Escolar da cidade.

redIMG_2362.jpg"Neste curso priorizamos temas relacionados à importância da alimentação para a saúde e receitas com produtos como a proteína de soja, frutas, verduras e legumes, além do consumo equilibrado de alguns alimentos. Mostramos, por exemplo, em recipientes separados, a quantidade de açúcar e sal de alguns produtos industrializados e as alternativas de usos de ervas aromáticas para garantir o sabor e reduzir o sal", explicou a nutricionista.

Este mesmo conteúdo, segundo ela, será desenvolvido para todas as cozinheiras do Programa no curso de atualização em julho, pois no segundo semestre haverá a introdução da proteína de soja na merenda escolar. As cozinheiras do Programa participam de pelo menos duas atividades de reciclagem por ano, por exigência contratual da Ceasa-Campinas.