Curso sobre normas, procedimentos e boas práticas no preparo da merenda

As cozinheiras das entidades assistenciais que são atendidas pelo Programa Municipal de Alimentação Escolar iniciaram nesta terça-feira, 10 de fevereiro, um curso sobre normas, procedimentos e boas práticas no preparo da merenda. Ao todo são cerca de 90 profissionais que, divididas em grupos, terão aulas até quinta-feira, dia 12 de fevereiro, das 8h às 12h, no auditório da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa).

 

O curso é ministrado pelas nutricionistas do Departamento de Alimentação Escolar da Ceasa com foco em higienização e foi organizado de maneira dinâmica. Uma apresentação teatral exibida pelas próprias nutricionistas mostra uma cozinheira com hábitos nada saudáveis perseguida o tempo todo por uma bactéria. É quando seu anjo da guarda aparece, aponta as falhas e a bactéria desaparece. Após o teatro elas assistem a uma apresentação de boas práticas e tiram dúvidas. No final, participam de uma brincadeira onde reforçam os conceitos e que funciona como interação.

A nutricionista Maria Helena Antonicelli explica que todas as cozinheiras do Programa passam por treinamento e cursos de atualização duas vezes por ano.Esta é a segunda atividade que fazemos com as profissionais das entidades assistenciais, pois elas passaram a integrar a merenda no ano passado, informa. A ampliação, segundo Maria Helena, se deve ao convênio da Secretaria Municipal de Educação com as instituições dentro de um projeto de complementação ao atendimento da rede municipal na cidade.


Para Francisca Pereira de Souza Lima, cozinheira da Creche Monte Cristo, é importante para reciclar os conhecimentos.Esse curso nos qualifica e reforça aquilo que já fazemos no dia-a-dia para colocarmos em prática o que aprendemos de novo. Além disso, ganhamos certificado,avaliou. Maria Berchiolina de Jesus, da unidade 2 da creche Bento Quirino, também aprovou e quer mais. Este é o segundo curso que faço pela Ceasa e é sempre muito bom. É importante porque aprendemos coisas novas e fazemos de tudo para aplicar na creche. Seria interessante se esses cursos fossem realizados mais vezes, pediu.


O Programa de Alimentação Escolar de Campinas fornece, em média, 160 mil refeições por dia com 19 tipos de cardápio e atende 366 escolas municipais e estaduais, além de 150 salas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e 41 entidades assistenciais.