Curso sobre os benefícios da banana no Banco Municipal de Alimentos

Nesta terça-feira, 3 de março, o Banco Municipal de Alimentos, que funciona na Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), vai ministrar um curso sobre os benefícios da banana. A atividade é destinada às cozinheiras das entidades assistenciais que são atendidas pelo órgão e será realizada no auditório do entreposto, das 9h às 12h.

Além de se informarem mais sobre a fruta, suas propriedades nutricionais e a importância na dieta, elas terão oportunidade de aprender novos preparos para variar sua utilização e formas de conservação.Receberemos e distribuiremos às entidades 100 toneladas de banana orgânica. Queremos com o curso que as entidades utilizem a fruta de maneira nutritiva e proveitosa, além de conhecer um pouco sobre o cultivo e a região de onde está vindo o produto, explica a nutricionista do Banco, Maria Helena Antonicelli.

O curso terá início com uma apresentação do Banco de Alimentos. Logo em seguida, a secretária executiva do Instituto Sócio Ambiental do Programa do Vale do Ribeira, Karin Ingrid Rettl, falará sobre o projeto de Cultivo das Bananas na região. Para encerrar a atividade, a nutricionista Maria Helena abordará a fundo os benefícios da fruta e seu aproveitamento.

O Ceasa fica na rodovia Dom Pedro I, km 140,5, em Campinas/SP.

O Programa

A banana recebida pelo Banco de Alimentos vem da Associação Quilombo de Ivaporunduva - do município de Eldorado, no Vale do Ribeira, sul de São Paulo - através do programa de Programa de Compra Direta da Agricultura Familiar (CDAF) do governo federal. A comunidade reúne 35 produtores descendentes de escravos que foi fundada em 1.630. 

O Banco tem uma parceria desde 2005 com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ligada ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que é quem operaciona o Programa de Compra Direta. O objetivo do Programa é incentivar a agricultura familiar e a inclusão social no campo com a compra e distribuição da produção dos agricultores familiares.