Cursos de capacitação de 900 cozinheiras começa nesta quarta

O Programa Municipal de Alimentação Escolar de Campinas realiza a partir desta quarta-feira, 15 de janeiro, cursos de capacitação para 900 cozinheiras que atuam nas escolas públicas de Campinas. As profissionais participam do treinamento, com quatro horas de duração, divididas em turmas nos períodos da manhã e a tarde. A atividade será teórica e prática e acontecerá na cozinha experimental do Programa que funciona na Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa).
 
De acordo com a gerente do Departamento de Alimentação Escolar da Ceasa, Maria Helena Antonicelli, as cozinheiras passam por dois treinamentos obrigatórios por ano o que é uma exigência do contrato da Central com as empresas prestadoras de serviços de mão de obra - a Base Multiserviços e a Empresa Brasileira de Alimentação Escolar (EB).
 
Ainda para Antonicelli, a capacitação será realizada em turmas separadas, mas terá o mesmo conteúdo para todas as profissionais da Base e da EB, já que os temas da capacitação serão ministrados por nutricionistas das empresas terceirizadas. "As Capacitações motivam as cozinheiras. Isso reflete diretamente no trabalho e, consequentemente, na qualidade da alimentação que oferecemos ás crianças", analisa Maria Helena.
 
Conteúdo
 
O conteúdo do curso abordará assuntos como pirâmide alimentar, segurança do trabalho e desperdício de alimentos realizado por meio de palestras e demonstração prática. Haverá também a apresentação da receita vencedora do Primeiro Concurso de Receitas e o lançamento do Segundo Concurso, além da entrega de brindes e dos certificados.