DAE participa do programa Bem Estar

No dia 13 de novembro (sexta-feira), das 8 às 16 horas, o departamento de alimentação escolar (DAE), que funciona nas dependências da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), participará da ação do programa Bem Estar, da TV Globo – o Bem Estar Global, na Arena Praça das Bandeiras - Parque Taquaral, Campinas (SP). As nutricionistas do departamento Ana Paula Coelho Oswaldo e Raquel Tafarello estarão presentes durante todo o dia, explicando sobre nutrição para a população.

A Ceasa Campinas é responsável pela operacionalização do Programa Municipal de Alimentação Escolar da cidade e trabalha junto com a Secretaria Municipal de Educação. Na Central funciona um departamento do Programa que elabora o cardápio, faz supervisão nas escolas, a logística, a recepção e controle de qualidade dos alimentos da merenda e entrega nas escolas.

O modelo da alimentação escolar em Campinas é uma referência nacional em termos de qualidade – já ganhou o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar - e por apresentar uma alternativa ao padrão terceirizado, colocando a operacionalização numa Central de Abastecimento pública, sem custos administrativos e com foco na segurança alimentar. Diariamente a Ceasa distribui cerca de 100 toneladas de produtos para garantir as mais de 230 mil refeições servidas diariamente na merenda. O Programa atende em torno de 570 unidades escolares da cidade - escolas municipais e estaduais, salas de aulas de jovens e adultos e entidades assistenciais.

Alimentação saudável

A prioridade do Programa de Alimentação Escolar de Campinas é uma alimentação saudável. Por isso, investe muito em educação nutricional e na qualidade das refeições.

Há mais de 15 tipos de cardápio planejados por uma equipe de nutricionistas que são elaborados de acordo com o tipo de unidade e faixa etária: ensino infantil, fundamental, educação de jovens e adultos, entidade. As refeições são completas, com arroz, feijão, carne, legumes, salada, suco natural e sempre uma fruta de sobremesa.

Na alimentação escolar da cidade há produtos integrais e de pequenos produtores rurais - alguns deles orgânicos, sem uso de agrotóxicos. Não há frituras, nem produtos formulados nos menus e é servida uma grande variedade e quantidade de hortifrútis. Por meio de treinamentos e da formulação das receitas, o Programa investe no controle do uso de sal, açúcar e gordura no cardápio. O açúcar foi excluído das preparações do cardápio das crianças menores de 1 ano de idade.