Desfile de carnaval

Nesta terça-feira, dia 24 de fevereiro, os milhares de foliões que estarão no sambódromo de Campinas vão ter oportunidade de conhecer melhor a Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) o quarto maior entreposto do país. É que a empresa foi escolhida como tema da escola de samba Unidos do Shangai, do grupo especial do Carnaval da cidade.

Puxados pelo samba enredo Abastecendo a folia, o Shangai apresenta a Ceasa, orgulho de Campinas, os mais de 500 integrantes da escola e três carros alegóricos vão mostrar nos 60 minutos de desfile o funcionamento e a importância dos mercados de Hortifrutigranjeiros e de Flores, dos programas sociais, ambientais e de segurança alimentar da Central.

Para aquecer os foliões, parte da bateria e algumas passistas da escola se apresentaram duas vezes na Ceasa - nos dias 11 e 16 de fevereiro. Além de agitar os as mais de 15 mil pessoas que circulam e trabalham no entreposto campineiro diariamente, a escola percorreu os mercados convidando a participar desta grande festa popular.

A Unidos do Shangai será a segunda a desfilar na noite do dia 24 de fevereiro, terça-feira, às 21h, no sambódromo da cidade que fica na avenida Magalhães Teixeira, Vila Industrial.

Investimento em qualidade

A escola Unidos do Shangai foi fundada em 1988, hoje conta com mais de 600 integrantes e faz parte da elite do samba campineiro, o Grupo Especial. No ano passado foi vice do Carnaval de Campinas e este ano contratou a carnavalesca Rita Barbosa, que atua com grandes escolas do Carnaval de São Paulo como Tucurivi e Vila Maria, para lutar pelo primeiro lugar na disputa com outras cinco agremiações. A comissão de frente da escola será composta por 12 integrantes da Academia Balé e Companhia, de Campinas, responsável pela coreografia de grandes shows como do projeto Criança Esperança, da Rede Globo de Televisão, dos cantores Daniel e Cláudia Leite.

Abastecimento e responsabilidade social

A Ceasa-Campinas é o segundo maior entreposto de hortigranjeiros do estado de São Paulo e tem o maior mercado permanente de Flores e Plantas Ornamentais da América Latina. Num espaço de 500 mil m2, 964 atacadistas comercializam mix completo de produtos hortifrutigranjeiros, cereais, flores, plantas, paisagismo e acessórios para jardinagem, floricultura e decoração. A central é responsável pelo abastecimento de mais de 500 municípios.

Em conjunto com diversas secretarias e órgãos da Prefeitura, são realizados vários programas sociais e ambientais. A alimentação escolar de Campinas atende mais de 159 mil alunos da rede municipal e estadual da cidade, em 407 unidades escolares e 150 salas de jovens e adultos. O Banco Municipal de Alimentos é outro órgão que funciona dentro da Central, arrecada alimentos e beneficia cerca de 30 mil pessoas de 150 entidades assistenciais cadastradas. O Banco também operacionaliza o Programa Prato Cheio Campinas que entrega cestas básicas mensais a mais de 6 mil famílias em 60 bairros carentes do município. O Instituto de Solidariedade Alimentar (ISA) doa juntamente ao Prato Cheio sacolas semanais de frutas, verduras e legumes fornecidas pelos atacadistas da Central a 12,5 mil famílias em cerca de 70 bairros.

O Programa Municipal de Hortas Comunitárias gera emprego, renda, contribui para uma alimentação saudável e funciona como apoio terapêutico para portadores de HIV, dependentes químicos, pessoas com necessidades especiais e outros. Funciona na Ceasa-Campinas o Telecentro Primavera, do Programa Jovem.Com da Prefeitura que oferece de graça acesso à Internet e a cursos de informática. O Sistema de Gestão de Resíduos (SGR) da Ceasa recebeu em novembro de 2008 o prêmio RAC-Sanasa de Responsabilidade Ambiental.  O programa reaproveita de forma integrada os resíduos gerado no comércio de hortigranjeiros e flores gerando renda através da Cooperativa que funciona dentro da Ceasa e faz a coleta seletiva .