Dia da Apicultura: Os benefícios do mel

No décimo sétimo (17°) dia do mês de outubro, no calendário nacional, é celebrado o dia da Apicultura, ramo da agricultura que estuda as abelhas produtoras de mel. Trata-se de uma atividade muito antiga, na qual as abelhas são criadas em confinamento sob o controle do homem, alojadas em colmeias artificiais, e utilizando-se de métodos e equipamentos especiais, produzidos para melhor explorar as capacidades naturais deste inseto. 

 

O mel - além de muito saboroso - é um alimento muito versátil que pode ser usado para fortalecer o sistema imune, melhorar a capacidade digestiva e até aliviar a prisão de ventre. Além disso, o mel o considerado antisséptico, antioxidante, antirreumático, diurético, digestivo, expectorante e calmante.  

 

 

Além disso, o mel é o único alimento naturalmente doce que contém proteínas e sais minerais, como potássio e magnésio, que são importantes para a saúde. No entanto, o mel não é aconselhado para crianças pequenas, entre 1 e 3 anos de idade, devido à possibilidade do intestino, ainda imaturo, não impedir a entrada de pequenos micro-organismos, presentes no mel, que podem contaminar as crianças.

 

O mel torna a pele mais macia, uniforme e sem manchas. Para ter esses benefícios é importante passar o mel cristalizado duas vezes por semana na pele, massagear bem e deixar agir por 10 minutos, para depois lavar com água morna. Dos benefícios à saúde, do consumo do mel, destaca-se a melhora na resistência do organismo às gripes e resfriados, por exemplo, porque o mel combate os micróbios e é antisséptico.

 

 

 

 

Assim, o mel é indicado para:

Prisão de ventre - pois ajuda o intestino a se movimentar

Má digestão e úlceras gástricas - porque tem enzimas que facilitam a digestão

Bronquite, asma e dor de garganta - pelas suas características antibióticas e antissépticas​

 

 

 

 

O mel quando associado a outros ingredientes também é bom para:

Mel com própolis: alívio dos sintomas de faringite, amigdalite, gripe e resfriado. O Própolis é utilizado pelos humanos como antibacteriano, antifúngico, antiviral, estimulador do sistema imunitário, cicatrizante e regenerador de tecidos.

Mel com canela: auxilia na digestão combatendo a má-digestão, que pode ocorrer após uma refeição rica em gorduras. Assim, após uma refeição exagerada, pode-se fazer um chá e adicionar uma colher de chá de mel com canela para facilitar a digestão.

Mel com limão: previne o aparecimento de gripes e resfriados pois o limão tem vitamina C que fortalece o sistema imunológico.

Os benefícios do mel para o cabelo não estão comprovados, porém as pessoas o usam geralmente para hidratar e dar brilho, aplicando-o diretamente sobre os fios.