Dia da Coleta de Alimentos em Campinas arrecada mais e duplica beneficiados

redIMG_3488.jpgO Banco Municipal de Alimentos da Prefeitura de Campinas entregou nesta quarta-feira, dia 16 de novembro, os 4.282 quilos de produtos arrecadados durante o Dia Nacional da Coleta de Alimentos. Foram beneficiadas 30 entidades assistenciais que atendem em torno de 9.500 pessoas, quase o dobro dos cerca de 5 mil beneficiados em 2010, das 24 instituições que receberam os donativos naquele ano.  Foi também o maior volume de donativos conseguidos desde que a campanha começou a ser realizada em Campinas, em 2007.

A entrega aconteceu na sede do Banco de Alimentos - que funciona na Centrais e Abastecimento de Campinas (Ceasa) - com a presença de representantes da Ceasa e do Banco, das instituições atendidas e da organização não governamental (ONG) Companhia das Obras, responsável pela realização do Dia da Coleta. Foram coletados arroz, feijão, óleo, café, sal, açúcar, enlatados, leite, farinhas, gelatina, grão de bico, canjica, sardinha e cereais, além de produtos de higiene e limpeza como sabonete, shampoo, condicionador e papel higiênico.

"Superou nossas expectativas. Conseguimos a atuação de 335 voluntários -  em 2010, tivemos em torno de 200 - redIMG_3507.jpgcom isso, a arrecadação também cresce e conseguimos ajudar mais gente", comemorou o coordenador do evento em Campinas, Getúlio Menegazzo.  Entre os voluntários havia funcionários da Ceasa, várias pessoas das entidades atendidas pelo Banco de Alimentos e grupos organizados de escoteiros, mórmons, espíritas, luteranos e até de torcedores do Guarani. Segundo ele, o Dia Nacional da Coleta ocorreu em 37 cidades do país, em 180 supermercados arrecadando um total de 115 mil quilos de alimentos.

As 30 entidades de Campinas que receberam os produtos são: Associação Cornélia Maria Elizabeth Van H. Vlieg , Associação Franciscana de Assistência Social Coração Maria, Associação Para Des. dos Autistas de Campinas, Associação Beneficente Direito de Ser, Associação Beneficente Salém, Associação de Oração e Trabalho, Associação Nazarena Assistencial Beneficente, Associação Pais e Amigos dos Excepcionais, Associação Projeto Quero Quero, Casa Criança Paralítica, Casa dos Menores de Campinas, Centro de Controle e Investigação I. Dr. Antonio C. Orsini, Centro de Orientação Familiar, Centro Educacional Allan Kardec, Instituto Humberto de Campos, Centro Social Romília Maria,redIMG_3512.jpg Creche Cantinho Luz, Creche Estrelinha do Oriente, Fundação Irmã Ruth M. Camargo Sampaio, Fundação Orsa, Grupo Comunitário Criança Feliz, Instituto Paulista Adventista Educação e Assistência Social Cássia Lasca, Instituição Assistencial Dias da Cruz, Lar Campinense de Bem estar a Criança e ao Adolescente, Lar Escola Nossa Sra. do Calvário, Movimento Assistencial Espírita Maria Rosa, Núcleo de Ação Social, Obra Social São João Bosco, Sociedade F.N.Sra. Sagrado Coração e União Cristã Feminina.

 

Auxílio

redIMG_3525.jpg"A doação chega em boa hora", conta o superintendente da ONG Cidade dos Meninos de Campinas que precisa garantir 5 mil refeições por dia às quase 200 crianças e adolescentes que atende com moradia, educação de 1ª a 9ª séries e cursos profissionalizantes.  O dinheiro economizado com a compra de alimentos, segundo ele, pode ser utilizado nas outras muitas necessidades da Casa como remédios, roupas, pagamento de contas, entre outras.

Para o Centro Educacional Allan Kardec os alimentos também são um auxílio importante. "Atendemos 200 crianças e 800 adolescentes. As doações ajudam muito porque temos uma grande quantidade de refeições", explica a funcionária da entidade, Eloísa Merlin Ribeiro. Ela fala que a instituição oferece creche em período integral e diversos cursos em parceria com o Sesi.

Parceria

O Dia Nacional da Coleta foi realizado no dia 5 de novredIMG_3535.jpgembro, em seis supermercados de Campinas: nas três unidades do Covabra, no Carrefour Dom Pedro e no Pague Menos de Barão Geraldo e da Vila Pompéia. Mais de 300 voluntários estiveram nos supermercados, das 9 horas da manhã até às 19h30, coletando doações de alimentos entre os clientes.  Em Campinas, o Banco Municipal de Alimentos é parceiro da ação. Ele faz toda logística de retirada, triagem e distribuição das doações.

Stela Maris Rinke, que também coordena o Dia da Coleta em Campinas, explica que o papel do Banco de Alimentos é fundamental para o evento. "Conhecemos o trabalho correto e a transparência do Banco, por isso buscamos esta parceria. O Banco pode trazer os alimentos, tem o critério de quem está precisando e distribuir para as entidades cadastradas. Não adiantaria nada este gesto que organizamos o ano todo, se o alimento ficar parado, estragando", destacou.

Para a coordenadora do Banco de Alimentos, Elizabeth Chaves, a atividade mostra a importância da rede de solidariedade e mobilização. "Os promotores do evento, como o Dia da Coleta, organizam e mobilizam as pessoas, o Banco faz a ponte com a parte técnica da logística e distribuição dos produtos e as entidades assistenciais atuam na base, garantindo às pessoas em situação de risco social o ac