Dia da Mulher aumenta em 40% a venda de rosas na Ceasa

O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, movimenta o Mercado Permanente de Flores e Plantas Ornamentais da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa). A rosa é a preferida para a data, por isso há aumento de até 40% nas vendas da flor nesta semana comparada com outros períodos normais.
 
Segundo Ana Rita Pires Stenico, gerente do Mercado, a oferta da rosa sobe de 80 mil dúzias comercializadas em uma semana sem data festiva para 115 mil dúzias nos dias que antecedem o Dia da Mulher. O tom mais procurado da rosa é o vermelho.  Também têm boa saída, conforme a gerente, diversas flores em vasos de vários tamanhos como violetas, lírios e crisântemos.
 
São bastante comercializadas as orquídeas - em especial a mais comum, a phalaenopsis. Em março de 2012 foram ofertados 36 mil vasos de orquídeas no Mercado da Ceasa, 70% mais que em meses onde não há datas especiais para o setor. Além do Dia da Mulher, este aumento da venda de orquídeas foi resultado da estratégia dos produtores no ano passado, conta Ana Rita, que investiram na phalaenopsis e colocaram uma grande quantidade da planta no mercado.
 
Em março de 2012, a calandiva e o kalanchoe também tiveram a oferta aquecida, com aumentos de 30 e 35%, respectivamente. Foram comercializados 20 mil vasos de calandiva e 65 mil de kalanchoe naquele mês, ambos nos potes mais vendidos no tamanho médio com cerca de 11 centímetros de diâmetro.
 
A gerente explica que a data ganha força a cada ano. "Há uns 10 anos este dia passava quase despercebido. Mas existe uma valorização muito maior das mulheres que conquistam cada vez mais espaço na vida social e no trabalho e esta importância reflete, inclusive, neste comércio de flores”, ressalta.
 
Empresas
 
O dia da semana em que a data é comemorada influencia no desempenho da oferta de produtos. Neste ano, o Dia Internacional da Mulher será numa sexta-feira, dia útil, o que, conforme Ana Rita, favorece a comercialização, pois boa parte das homenagens com entrega de flores acontecem no ambiente de trabalho.
 
“Há grande procura de empresas, bancos, condomínios, mercados e outros estabelecimentos que têm por tradição oferecer flores as funcionárias ou as clientes. Todos querem prestar uma homenagem às mulheres. É uma forma de valorizá-las e de fidelizar a marca”, explica Ana Rita.
 
Para a vendedora Patrícia Passadori - da Mart Flora, permissionária do Mercado da Ceasa - presentear e homenagear mulheres com flores  é um acerto garantido. “Recebemos muita encomenda de comércio e empresas. A flor é um símbolo de carinho e toda mulher gosta de  receber”, avaliou.
 
O Mercado de Flores da Ceasa-Campinas funciona para o público em geral às segundas e quintas-feiras, das 13h às 16h30 às terças, quartas e sextas-feiras, das 8h às 16h30 e aos sábados, das 8h às 13h. Os clientes cadastrados têm horários exclusivos às segundas e quintas-feiras, das 6h30 às 13h.