Dia das mães aumenta 30% as vendas no Mercado de Flores

Carinho, lembrança, amor, respeito, gratidão. Os motivos podem ser diferentes, mas a tradição é a mesma: presentear com flores no Dia das Mães. Nesta semana que antecede a data, a segunda do mês de maio, o Mercado de Flores da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) recebe em torno de 12 mil pessoas, o dobro de um período sem datas festivas. O espaço comercializa em maio cerca de 7 mil  toneladas de produtos, 30% mais que a média mensal, quando são movimentados 5,5 milhões de quilos.
 
A data é o Natal do setor e este ano a expectativa é de um aumento de pelo menos 5% na comercialização em relação a 2012, conforme a gerente do Mercado, Ana Rita Pires Stenico. Segundo ela, as flores são ofertadas às mães não apenas como um presente em si, mas também como complemento de uma outra lembrança que a família escolheu para presenteá-las.
 
Só de rosas o Mercado da Ceasa espera receber cerca de 2 milhões de botões para o Dia das Mães, um volume 40% maior em relação a épocas de comercialização normal. Em maio são vendidos na Ceasa mais de 1,5 milhão de vasos de flores, 62% mais que a média mensal de 970 mil vasos. Além das rosas – o carro chefe da data - também têm boa saída hortência, begônia, gérbera, lírio e violeta, além de flores cortadas e folhagens que são usadas para compor buquês. Há um volume maior também na venda de crisântemos para os que querem lembrar as mães já falecidas.
 
"Este ano estamos observando ainda um aumento significativo na oferta de orquídeas. Agora, com a chegada do frio, a cymbidium é a variedade que tem a oferta mais ampliada e há a phalaenopsis e a catleia com produção o ano todo", informa a gerente. Ela acredita que o aumento do poder aquisitivo e a economia aquecida explicam as vendas de orquídeas que, em geral, demandam um investimento maior.
 
Outro setor que amplia o comércio é o de acessórios. Papéis, fitas, cachepôs e componentes para cestas de chá e café lideram a procura para a data. "São produtos usados para decorar, dar acabamento e compor lembranças para as mães", explica Ana Rita.
 
Funcionamento
 
O Mercado de Flores da Ceasa-Campinas funciona no horário normal para o público em geral: segunda e quinta-feira, das 13h às 16h30; terça, quarta e sexta-feira, das 8h às 16h30 e no sábado, das 8h às 13h.
 
Para os compradores cadastrados (empresas, floriculturas, paisagistas, arquitetos, hotéis, etc), o espaço vai ampliar o horário de vendas na segunda e na quinta-feira, dias 6 e 9 de maio, abrindo das 4h às 13h - normalmente abre às 6h30.  
 
O Mercado de Flores da Ceasa-Campinas fica na rodovia D. Pedro I, km 140,5, em Campinas/SP. O telefone para outras informações é o (19) 3746-1047.