Dia das Mães dobra movimento no Mercado de Flores da Ceasa

“É o nosso Natal”, resume sobre o Dia das Mães, a gerente da Albano Embalagens, Railde Batista, permissionária do Mercado de Flores e Plantas Ornamentais da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa).  O espaço dobra o volume de compradores e de comercialização de vários produtos na semana que antecede a data que lembra as mamães.
 
“É uma loucura, entro mais cedo, saio mais tarde, é muita correria”, conta Railde  que comercializa papéis, fitas e vários acessórios para decorações de flores e cestas. A expectativa para a data está boa este ano, segundo Ademir Galvão Júnior, outro permissionário do Mercado. Ele diz que só de orquídeas compra cerca de 1 mil vasos, o dobro dos 500 que adquire normalmente para dar conta da demanda. “Recebi hoje clientes novos até de Rondônia (RO) e tem muita empresa ligando, escolas também, estou animado”, relata.
 
A gerente do Mercado de Flores da Ceasa, Ana Rita Pires Stenico, acredita num crescimento de até 10% no volume ofertado este ano em comparação com 2011. “A economia vai bem, o mercado está aquecido e vem crescendo ano a ano. Em uma semana normal recebemos cerca de seis mil pessoas, mas na semana que antecede o Dia das Mães devemos receber até 12 mil clientes. O volume ofertado das plantas mais tradicionais chega a dobrar também para a data”, contabiliza.
 
Segundo ela, as rosas, em especial as vermelhas, ainda são as preferidas. O Mercado da Ceasa comercializa semanalmente em torno de 40 mil dúzias de rosas, mas na semana do Dia das Mães são 60 mil dúzias ofertadas, ou seja, 720 mil botões. Flores cortadas como as gérberas e folhagens para confecção de buquês também têm grande procura, conta ela, além  dos vasos. Em 2011, no mês de abril foram comercializados no espaço 703 mil vasos de flores e plantas contra 1,9 milhões no mês de maio, um crescimento de 170%.
 
O vendedor da Mart Flora, empresa permissionária da Ceasa, José Rubens Turolla, explica que há boa venda de flores envasadas como lírios, principalmente na cor abóbora; violeta; begônia; calanchoe; calandiva, entre outras. Mesmo as mães já falecidas são homenageadas pelos parentes que costumam comprar crisântemos, explica o vendedor. Ele mostra uma novidade no mercado para este ano que são as orquídeas na cor lilás. “É uma técnica de tingimento usada na phalaenopsis branca que muda de cor, igual ao lançamento do ano passado que está fazendo muito sucesso que é a orquídea azul”, conta Turolla.
 
“Dia das Mães vende de tudo”, relata a permissionária Lia Miyake. Ela conta que tem crescido nos últimos anos a procura por orquídeas e acredita que seja pela grande durabilidade da flor e por sua beleza. “Mudei bastante o perfil do meu comércio. Antes tinha 99% de flor de corte. Hoje tenho 70% de orquídea, 15% de potes verdes e 15% de flores de corte”, relata. Para a data ela explica que flor é uma tradição. “É um mimo, um carinho. A flor é um complemento de um presente ou é oferecida sozinha mesmo, mas não falta para as mães”. Lia lembra que a data envolve praticamente todos os membros femininos das famílias, como sogras, avós, tias, esposas.
 
Horário
 
O funcionamento para o público em geral do Mercado de Flores da Ceasa-Campinas é de segundas e quintas-feiras, das 8h às 16h30; às terças, quartas e sextas-feiras, das 8h às 16h30 e aos sábados das 8h às 13h. O espaço vai ampliar o horário para os cadastrados – empresas, hotéis, floriculturas, paisagistas, arquitetos, etc – na segunda-feira, dia 7 de maio e na quinta-feira, dia 10 de maio, quando a comercialização será das 4h às 13h, e não das 6h30 às 13h como é normalmente.