Dia das Mães movimenta Mercado de Flores da Ceasa

A simbologia das flores como demonstração de afeto movimenta o Mercado da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) às vésperas do Dia das Mães, a melhor data do setor. São esperadas mais de 12 mil pessoas durante a semana que antecede a data, o dobro de um período normal.

 

O coordenador do espaço, Fábio Frainer, estima um aumento de até 5% na oferta de produtos este ano em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo ele, a tradição se mantém, pois mesmo quem compra outro presente para a mãe costuma completá-lo ofertando flores também.

 

A rosa, principalmente a vermelha, continua sendo a campeã de procura para a data e o Mercado de Flores da Ceasa deve comercializar em torno de dois milhões de botões do produto um aumento de 40%, em média, em relação a épocas de comercialização normal. Também têm boa saída outras flores em vasos ou cortadas como hortência, begônia, gérbera, lírio e violeta, além de folhagens que são usadas para compor buquês. Há um volume maior também na venda de crisântemos para os que querem lembrar as mães já falecidas.

 

"Este ano estamos observando ainda um aumento significativo na oferta de orquídeas. Agora, com a chegada do frio, a cymbidium é a variedade que tem a oferta mais ampliada e há a phalaenopsis e a catleia com produção o ano todo", informa o coordenador. Ele acredita que o aumento do poder aquisitivo e a economia aquecida explicam as vendas de orquídeas que, em geral, demandam um investimento maior.

 

Outro setor que amplia o comércio é o de acessórios. Papéis, fitas, cachepôs e componentes para cestas de chá e café lideram a procura para a data. "São produtos usados para decorar, dar acabamento e compor lembranças para as mães", explica Frainer.

 

Funcionamento

 

O Mercado de Flores da Ceasa-Campinas vai funcionar no horário normal durante a semana para o público em geral: segunda e quinta-feira, das 13h às 16h30; terça, quarta e sexta-feira, das 8h às 16h30 e no sábado, véspera do Dia das Mães, das 8h às 13h.

 

Para os compradores cadastrados (empresas, floriculturas, paisagistas, arquitetos, hotéis, etc), o espaço vai ampliar o horário de vendas na segunda e na quinta-feira, dias 2 e 5 de maio, abrindo das 4h às 13h - normalmente abre às 6h30.

 

O Mercado de Flores da Ceasa-Campinas fica na rodovia D. Pedro I, km 140,5, em Campinas/SP. O telefone para outras informações é o (19) 3746-1047.