Dia Nacional da Coleta de Alimentos

Escoteiros, soldados, donas-de-casa, auxiliares, empresários, profissionais liberais, empregados e desempregados. A solidariedade não escolheu cargo no último sábado, dia 8 de novembro. Todos estiveram unidos no Dia Nacional da Coleta de Alimentos, realizada pela organização não-governamental, Associação Companhia das Obras (CdO), em Campinas e mais 16 municípios de todo país.

Na cidade 280 voluntários coletaram três toneladas de alimentos em cinco supermercados parceiros da ação: as unidades Guanabara e do Jardim Londres do Paulistão, o Enxuto, o Covabra e o Barão. Em nível nacional a arrecadação envolveu 111 estabelecimentos e somou 58.112 quilos. Em 2007, a ação arrecadou 46 toneladas de alimentos em todo o Brasil. Na abordagem aos clientes dos supermercados foi apresentada uma lista de 12 produtos prioritários de acordo com um estudo feito por nutricionistas da organziação da atividade, mas todos os alimentos doados eram aceitos. Da lista constava: farinha de trigo, farinha de milho, farinha de mandioca, achocolatado, sardinha, atum, leite em pó, lentilha, grão de bico e enlatados: milho, ervilha, molho de tomate.
 
Para o soldado do Exército, Bruno Leonardo Perez, que participou como voluntário no Supermercado Covabra, a Coleta foi uma oportunidade de ajudar.  "Eu quis participar para contribuir porque a gente sabe que tem muita gente precisando", avaliou. A secretária, Rosemary Dias Lins, também participou. "Eu fiquei sabendo aqui na hora de entrar para comprar e separei uns produtos para doar. Acho muito bonito isso, muito importante", elogiou. A coordenadora da ação em Campinas, Stela Maris, considerou o resultado bastante positivo: "Além do alimento arrecadado, que certamente vai servir para o sustento de muitas famílias, o envolvimento das pessoas, o seu gesto de doar seja seu tempo como voluntário, seja um produto, é o grande saldo positivo. O gesto de doação é o verdadeiro alimento", avaliou.

As doações de Campinas foram encaminhadas ao Banco Municipal de Alimentos e após análise técnica serão entregues a entidades assistenciais que atendem crianças, idosos, portadores de deficiência e outras pessoas em situação de risco social. O evento é realizado desde 2006 e aconteceu pela segunda vez na cidade e também em Barreiras (BA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Londrina (PR), Manaus (AM), Niterói (RJ), Petrópolis (RJ), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São José do Rio Preto (SP), São Paulo (SP), Sorocaba (SP) e Teresópolis (RJ).