Dia Nacional da Coleta de Alimentos arrecada 4 toneladas

O Dia Nacional da Coleta de Alimentos arrecadou, neste sábado, 10 de novembro, um total de 4,014 mil quilos de mantimentos em Campinas. A campanha foi promovida pela organização não governamental Companhia das Obras e aconteceu em 50 cidades de todo o país reunindo mais de 6.500 voluntários em 15 estados brasileiros.
 
Em Campinas este foi o sexto da ação na cidade. A campanha aconteceu em seis supermercados: três unidades do Covabra, duas do Pague Menos e no Carrefour Dom Pedro. Voluntários se posicionaram durante todo o dia na entrada destes estabelecimentos abordando os clientes, explicando a ação e convidando-os a participar, doando qualquer alimento não perecível adquirido ali mesmo, durante as compras.
 
Foram arrecadados variados tipos de produtos como arroz, feijão, farinha, leite, enlatados, óleo, entre outros. Os alimentos doados foram entregues ao Banco Municipal de Alimentos da Prefeitura de Campinas - parceiro da ação e que funciona na Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa). Nos próximos dias o Banco vai distribuí-los entre as entidades assistenciais que atende e às famílias cadastradas na Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social, beneficiando idosos, crianças, jovens, doentes, desempregados, etc.
 
Segundo o coordenador da campanha em Campinas, Getúlio Menegazzo, o objetivo foi cumprido e a campanha foi muito positiva. “Esta é uma ação diferenciada, educativa, onde o que vale é o gesto de doar gratuitamente seu tempo, no caso dos voluntários, ou um produto, no caso dos alimentos, como forma de se solidarizar e compartilhar a necessidade do outro”, explicou ele.
 
Menegazzo destacou o “essencial trabalho dos voluntários” de várias idades - inclusive crianças acompanhadas dos pais e pessoas já idosas com mais de 80 anos – que em pleno sábado se dispuseram a doar o seu tempo na campanha. 
 
Ele também comemorou o apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi), uma nova parceria deste ano, em Campinas. O Sesi realizou uma coleta entre seus alunos durante uma semana, angariando 627 quilos de produtos. “É mais uma motivação para nós que sempre tivemos só os supermercados”, comemorou. Em 2013 o Dia Nacional da Coleta de Alimentos já está marcado. Será no dia 9 de novembro.