Dieta desintoxicante auxilia na recuperação pós-festas de final de ano

“Excessos”. Essa é a palavra mais frequente na mente do brasileiro para referir-se ao período pós festas.  Natal e Réveillon representam, além de um momento de confraternização, abusos alimentares.  Com o intuito de estimular uma alimentação saudável durante o ano todo, a sugestão da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), é uma dieta desintoxicante, para equilibrar o organismo nesse período.

Segundo estudos, após as festas, o ideal é evitar o consumo excessivo de açúcar e produtos diet, pois apesar de menos calóricos podem apresentar grande quantidade de sódio. Geralmente nas festas de final de ano há exagero de bebida alcoólica e alimentos gordurosos, sendo necessária uma desintoxicação do organismo. A desintoxicação é feita através da alimentação e exercício físico. Realizar caminhadas de meia hora e recorrer aos sucos desintoxicantes, além de evitar alimentos gordurosos e industrializados pode ajudar na eliminação de toxinas.

Beber sucos de frutas com água de coco misturada com um vegetal ou frutas da cor verde escuro é uma dica valiosa. Por exemplo, bater no liquidificador água de coco com abacaxi e hortelã ou água de coco com couve e maracujá ou kiwi com água de coco; São excelentes opções para ajudar o organismo a se desintoxicar.

Daniel Ramos da Silva, produtor e comerciante de coco verde da empresa permissionária da Ceasa, diz que o coco verde é um alimento muito consumido no verão. Seu preço varia de R$ 2,00 a 2,20 a unidade. “Produzimos coco verde o ano todo; A venda aumenta progressivamente durante o ano. No verão, a saída é maior”, explica.