Diretor de abastecimento de Jundiaí visita Ceasa

O diretor de abastecimento da cidade de Jundiaí (SP), Edilson Crispin, esteve na Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) nesta sexta-feira, dia 18 de julho. A visita teve como objetivo conhecer as instalações e o funcionamento do Banco Municipal de Campinas que funciona na Central.
A iniciativa prioriza a troca de experiências auxiliando a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, numa parceria com o Ecaj e o Fundo Social de Solidariedade (Funss), para aproveitar, pelo menos, 30 toneladas de frutas, verduras e legumes que não são comercializadas por semana pelo Entreposto Central de Abastecimento de Jundiaí (Ecaj) e que serão destinados a alimentar pessoas assistidas por entidades sociais da cidade.
O diretor veio acompanhado por Paulo Sant´ana. A comitiva participou de uma apresentação institucional sobre o Banco campineiro e depois conheceu as instalações do órgão. O encontro foi recepcionado pela coordenadora do Banco Municipal de Alimentos, Tânia Mara Evaristo Moumeso e pelas nutricionistas Bruna Saleh de Angelis e Priscila Lumazini.
Sobre o Banco de Alimentos
Banco Municipal de Alimentos funciona numa área dentro da Ceasa e é resultado de convênio com a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social. Fundado em 2003, o Banco arrecada produtos fora da Ceasa em eventos esportivos e culturais, em supermercados, empresas e por meio de parcerias.
Os alimentos coletados passam por triagem técnica e são entregues para 105 entidades assistenciais de Campinas, cadastradas e acompanhas pela Secretaria de Cidadania. Estas instituições atendem em torno de 45 mil pessoas em situação de risco social: crianças, jovens, desempregados, idosos, deficientes, dependentes químicos, etc.